[ editar artigo]

Ética Profissional

Ética Profissional

Palavra de Origem grega, que significa “propriedade do caráter”.

“Ética Profissional, é o conjunto de normas éticas que forma a consciência do profissional.“

Este assunto é bastante delicado, pois por muitas vezes é observado que poucos profissionais seguem esta norma, fazendo de forma absurda o que bem entende e prejudicando os colegas de profissão. Vamos ficar atentos, pois o bom ou o excelente profissional não é apenas aquele que executa o trabalho mais perfeito ou mais desejado, mas também é aquele que respeita o trabalho do colega e não tenta prejudicá-lo com suas atitudes ou palavras. (Isto se chama ética profissional).

Cada profissão tem sua diferença na área em que atua, por tanto temos códigos de ética diferentes pra cada uma delas.

Na área da beleza, não poderia ser diferente, pois precisamos ter algumas regras para podermos atuar de forma civilizada diante dos colegas de trabalho e principalmente das clientes, pois lidamos com pessoas, e estas pensam de formas diferentes. Todas tem direito ao seu ponto de vista, desde que não prejudique ninguém.

Mas temos que ficar alertas, pois existem alguns códigos de ética que são universais e por isso se encaixam em qualquer atividade profissional, como honestidade, responsabilidade, competência, respeito, entre outros.

Dentro da Ética profissional enquadram-se:

- Estar sempre de bom humor, transmita calma e segurança (as clientes não tem culpa dos seus problemas pessoais, deixe estes para serem resolvidos em casa);

- Postura profissional (o profissional deve se atentar a não falar mal dos clientes e muitos menos dos colegas de trabalho);

- Não deve haver comentários dos profissionais a respeito dos clientes.

- Não devemos falar mal de outro profissional que tenha atendido a cliente que se encontra em sua cadeira, apenas ouça o que cliente tem a falar e diga: vou fazer o meu melhor, espero que goste!

- Devem manter sempre o local de trabalho assim como seus pertences higienizados;

- Higiene e asseio pessoal (pele, cabelo, barba, bigode, pelos, mãos e unhas, dentes limpos saudáveis);

- Perfumes, desodorantes e maquiagens suaves;

- Vestimenta, acessórios e adornos compatíveis com a atividade;

- Sapatos preferencialmente fechados;

- Seja responsável, leal, honesto, sigiloso, competente e prudente.

Respeite sempre seu colega de profissão, assim manteremos a ética profissional e conquistamos o respeito de nossas clientes, pois nenhum profissional precisa menosprezar o trabalho do outro para conquistar uma cliente ou um público, basta fazer o seu melhor, assim você terá como reconhecimento o respeito e carinho do seu público, adquirido por competência e profissionalismo e não por querer diminuir o trabalho de alguém.

 

Seja Ético e conquiste o seu espaço!!!!!

 

Educadores da Beleza - Colorimetria
Alessandra Nascimento
Alessandra Nascimento Seguir

Cabeleireira, Colorimetrista, Tutora de apoio

Ler matéria completa
Indicados para você