Cutícula: É a proteção do cabelo.
Ela é transparente feita de queratina, ceramidas e lipídios, que ajuda a grudar uma camada na outra e faz com que crie um cimento, responsável pela maciez, brilho e maleabilidade. É dentro da cutícula que existe um cimento chamado CMC.
CMC: É um complemento da membrana celular citado como um elemento constituinte do fio do cabelo e tem como função garantir a coesão das células cortical e da medula, promovendo condições efetivas de difusão das moléculas para dentro da fibra. O CMC se localiza entre a medula e o córtex.
Medula: É a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo, sendo responsável por minerais e nutrientes até as pontas, permitindo que as células que são criadas façam o cabelo crescer.
Na medula os cabelos são mais fortes.
Existe também cabelos sem medula e são fortes e saudáveis, o que determina é a saúde do cabelo.
Córtex: Fica na camada interna do fio protegido pela cutícula, onde contém a cor e é responsável pela estrutura do cabelo, se é liso ou crespo, responsável também pela resistência, elasticidade e a quantidade da umidade natural dos fios.
Maria da Silva Maçaneiro
Mais de 20 anos de profissão. Formação em colorimetria, mentoria, educadora, engenharia de corte com Alejandro Valente e Claudiney Ravaglia.
Amor pela profissão.
Conheci o Alejandro em um curso e me interessei pelo seu trabalho e resolvi fazer o curso, sou grata por tudo que aprendi.