Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Estrutura do Cabelo

Estrutura do Cabelo
Maria da Silva Maçaneiro
Jun. 24 - 1 min read
050

Cutícula: É a proteção do cabelo. 

Ela é transparente feita de queratina, ceramidas e lipídios, que ajuda a grudar uma camada na outra e faz com que crie um cimento, responsável pela maciez, brilho e maleabilidade. É dentro da cutícula que existe um cimento chamado CMC.

CMC: É um complemento da membrana celular citado como um elemento constituinte do fio do cabelo e tem como função garantir a coesão das células cortical e da medula, promovendo condições efetivas de difusão das moléculas para dentro da fibra. O CMC se localiza entre a medula e o córtex.

Medula: É  a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo, sendo responsável por  minerais e nutrientes até as pontas, permitindo que as células que são criadas façam o cabelo crescer.

Na medula os cabelos são mais fortes.

Existe também cabelos sem medula e são fortes e saudáveis, o que determina é a saúde do cabelo.

Córtex: Fica na camada interna do fio protegido pela cutícula, onde contém a cor e é  responsável pela estrutura do cabelo, se é liso ou crespo, responsável também pela resistência, elasticidade e a quantidade da umidade natural dos fios.

Maria da Silva Maçaneiro 
Mais de 20 anos de profissão. Formação em colorimetria, mentoria, educadora, engenharia de corte com Alejandro Valente e Claudiney Ravaglia. 
Amor pela profissão.


Report publication
    050

    Recomended for you