Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estrutura do cabelo

Estrutura do cabelo
Rose Rodrigues
fev. 23 - 1 min de leitura
080

O cabelo contém três partes:

  • Cutícula
  • Córtex 
  • Medula 

A cutícula é a camada mais externa da haste capilar, ela consiste de escamas duras, achatadas que se sobrepõem uma a outra formando o comprimento capilar, ela é responsável pela maciez, brilho e maleabilidade.

A cutícula é extremamente rígida e queratinizada, a função é proteger o córtex, que é mais delicado, e a medula, sem essa proteção o córtex se tornaria mais frágil e se degradaria facilmente. Ela age como uma barreira diante da ação dos processos químicos, como coloração, bases alisantes entre outros, essa barreira não é impermeável, um pH alto associado ao calor pode dilatar a cutícula, permitindo que os meios químicos penetrem no córtex.

Córtex 

O córtex é  a camada mais importante do cabelo, ele constrói 90% de sua estrutura, as propriedades físicas que derivam do córtex são: força, elasticidade, flexibilidade, textura e qualidade.

A cor natural do cabelo existe em função do pigmento que está presente no córtex, quando é mudada a cor do cabelo é no córtex que a coloração cosmética atua.

Medula 

A medula é a parte mais interna do fio de cabelo, essa seção tem entre duas a cinco fileiras de células dispostas lado a lado, normalmente só os fios mais grosso e áspero possuem medula.

Os pelos da barba por serem mais grossos contém uma medula, é comum que os fios finos e naturalmente loiros não contenham medula, porém não existe nada comprovado que um cabelo com ou sem medula tenha a sua resistência  alterada.

Até breve 

Rose Rodrigues. 


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.