Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Estrutura do Cabelo

Estrutura do Cabelo
Noizete Xavier Rostirolla
Jul. 6 - 1 min read
0120

O cabelo é constituído em três partes, quando lidamos com cabelo devemos levar em conta essas partes do cabelo.

Cutícula

A cutícula é a proteção do cabelo, é a parte externa do fio tipo escama, que cerca e protege o córtex mais delicado e a medula, sua função é proteger o córtex e criar uma barreira para produtos químicos, assim protegendo os fios das agressões externas, ajudando a manter a água e outras substâncias dentro do fio de forma natural e duradoura.

Córtex

O córtex representa 90% do peso total dos fios do cabelo, sendo o grande responsável por definir a cor, a resistência, a elasticidade e a flexibilidade, é nesta região do fio de cabelo que as proteínas originadas pela queratina se agrupam paralelamente, dando resistência ao fio.

O córtex é onde existe a microfibila e a macrofibrila e tudo que envolve a estrutura do cabelo, quando depositamos tratamento é no córtex, quando depositamos pigmento é no córtex, quando descolorimos é no córtex, porque a cutícula natural não tem cor é transparente.

Medula

A medula está situada na parte mais interna do cabelo, tem entre duas a cinco fileiras de células lado a lado, normalmente os fios mais grossos e ásperos possuem medula, é muito comum que os fios finos e naturalmente loiros não tenham medula, tem cabelos que tem medula e outros não.

​​​​


Report publication
    0120

    Recomended for you