Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Estrutura da haste capilar: Córtex

Estrutura da haste capilar: Córtex
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Oct. 1 - 2 min read
080

Nesse artigo você vai ver: 

• As principais propriedades do cabelo;

• A importância das cutículas.

Por que manter o Córtex protegido?

Córtex - É o responsável pelas propriedades físicas do cabelo. Cor, força, maleabilidade, propriedades químicas, quantidade de proteínas, aminoácidos, água, lipídios.

  • 1% melanina
  • 3 % lipídios
  • 3 % água
  • 2% minerais

Em maior, 97 % de queratina.

As transformações capilares de maior impacto são realizadas dentro dessa estrutura capilar (córtex), ali se encontra as propriedades físicas, elementos como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre, que será alterado para transformação da cor e da textura lisa pra cacho, ou cacho e crespo para liso.

É importante ter conhecimento de qual é o limite suportável de modificação  dessa estrutura, para que o cabelo não sofra danos irreversíveis.

Identificamos um cabelo danificado pelo desgaste da estrutura quando há rompimento dos fios, o cabelo fica poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, fino, seco, sem cor, frágil e com pontas duplas e quebradiças.

Pode ser modificada as cadeias dissulfeto e melanina, porém preservando a maior partes de células corticais, próxima ao córtex, as microfibras, conjunto de fibrilas agrupadas, formadas por queratina.

A queratina é formada por 19 a 20 aminoácidos, em maior quantidade próximo ao córtex está a cistina responsável pelas pontes de enxofre.

Ao realizar um processo de transformação, mantenha no fio do cabelo a maior quantidade de cutícula possível, porque é ela a responsável pela proteção do cabelo, das agressões do sol, poluição e tração mecânica. Sendo assim, irá garantir o procedimento de cor e alisamento que foi realizado no cabelo de sua cliente.

Note quando o cabelo está molhado em 100 % de umidade ele fica 50% menos resistente à tração do que quando seco. Tenha cuidado ao pentear cabelos molhados e evite prende-lo quando molhado nessa circunstância, pois estará mais suscetível à quebra.

Bons estudos, nos encontraremos sempre por aqui na comunidade Educadores da Beleza.


Report publication
    080

    Recomended for you