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Estratégias de marketing para o seu salão de beleza

Estratégias de marketing para o seu salão de beleza
Monica Vitória
Apr. 8 - 7 min read
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O marketing influencia bastante a percepção dos seus clientes atuais e potenciais sobre os seus negócios e pode determinar se eles agendam ou não esse primeiro compromisso ou compromissos recorrentes.

Devido ao seu impacto, o marketing deve ser um ponto de foco quando você abre um salão, mas não para com o lançamento ou quando o salão começa a decolar.

O marketing é um processo contínuo e inovador que pode ditar o sucesso do seu salão e deve ser praticado dia após dia.

Vamos dividir o marketing do salão em três partes, para entender melhor as táticas que você deve usar em cada estágio do seu negócio:

  • Esforços iniciais de marketing do salão

  • Marketing para alcançar novos clientes

  • Marketing para construir relacionamentos

Estratégias de marketing para abrir seu salão

Nomear seu salão é fundamental para o seu negócio em geral e para o seu marketing em particular. É importante selecionar um nome de salão exclusivo que não apenas prenda a atenção das pessoas, mas também apoie sua marca. 

Esta é a sua oportunidade de usar suas habilidades criativas e se diferenciar dos concorrentes. Algumas perguntas que podem ser úteis ao selecionar um nome de salão exclusivo incluem:

  • Qual clientela você deseja atrair?

  • Que vibe você quer que seu salão tenha?

Depois de ter um nome, eis algumas outras maneiras de comercializar seu salão quando você abrir pela primeira vez:

  • Crie um site para o seu salão de beleza com o software de agendamento de compromissos que oferece aos clientes acesso 24/7. A acessibilidade do calendário do seu salão permite que os clientes solicitem compromissos sem problemas, sem precisar ligar durante o horário de trabalho;
     

  • Configure contas de mídia social para o salão para que os clientes em potencial possam aprender sobre sua história, a equipe e os serviços oferecidos. Você pode usar as mídias sociais como uma ferramenta de comunicação essencial para transmitir informações sobre seu salão e espalhar o conhecimento da marca;
     

  • Organize eventos locais quando você abrir o seu salão para criar novidades. Você pode até considerar organizar um evento de lançamento com amigos, familiares e empresas vizinhas.

Estratégias para atrair novos clientes

Criar estratégias de marketing direcionadas a novos clientes ajuda a expandir seus negócios e expandir seu salão. Algumas táticas de marketing que ajudam a atrair novos clientes em sua área local incluem:

Publicidade nas redes sociais

É importante criar uma presença na mídia social onde você pode mostrar seu trabalho, promover ofertas de salões e oferecer descontos para os seguidores. Você também pode usar as mídias sociais como uma poderosa ferramenta de publicidade para alcançar um novo público. 

A publicidade em mídia social pode ser um uso eficiente dos fundos, porque você pode ser muito específico sobre o público-alvo. Explore diferentes opções de publicidade no Facebook ou Instagram que podem ajudar a aprimorar seus esforços de marketing e alcançar clientes em potencial.

Blog

Seja dicas sobre cabelos e beleza, fotos antes e depois ou vídeos educativos, criar e acompanhar um blog de salão de beleza pode ajudá-lo a se tornar um especialista no setor e líder na comunidade. Escreva conteúdo que intriga a sua base de clientes-alvo e compartilhe-o via mídia social ou e-mail.

Revisões online

Classificações online positivas incentivam os novos clientes a visitar o seu salão, o que torna o Google e outros sites de avaliação fornecidos por multidões essenciais para o crescimento dos negócios. 

Você pode aproveitar essa oportunidade incentivando os clientes a deixar comentários e exibindo esses depoimentos em seu site ou na loja.

Estratégias para manter os clientes

Existem táticas simples de marketing de salão que você e sua equipe devem sempre usar para manter um relacionamento com os clientes existentes e transformá-los em defensores do seu salão:


Cartas personalizadas

Enviar cartões personalizados para os aniversários dos clientes ou durante as férias é uma ótima maneira de criar rapport e demonstrar um excelente atendimento ao cliente.

Marketing de email

O email marketing permite que os salões enviem mensagens que promovam o negócio e ofereçam ofertas exclusivas. Você pode enviar notícias sobre o salão, discutir as últimas tendências de estilo, promover ofertas sazonais e até promover novos produtos na loja.

Para fazer tudo isso, é importante manter o software do diretório de clientes atualizado, para que você possa acessar facilmente sua base de clientes. Seus esforços de marketing por email podem ser rastreados pelas taxas de abertura e medidos pela quantidade de clientes que chegam como resultado de uma promoção específica por email.

Serviços complementares

Ter cabeleireiros sugerindo complementos, como um tratamento de condicionamento profundo, agrega valor ao serviço geral para o cliente e aumenta as vendas para o salão. Você deseja manter os complementos pequenos, para que o compromisso não seja executado mais do que o esperado.

Oportunidades de feedback do cliente

Ao usar o software do ponto de venda do salão , você pode configurar uma opção de feedback direto do cliente para seus convidados, logo após receber o pagamento. Permitir que os clientes dêem feedback sobre sua experiência pode ajudar a melhorar seu serviço ao cliente.

Programas de fidelidade

Um programa de fidelidade do cliente oferece descontos exclusivos, vendas especiais ou produtos gratuitos para os usuários que visitam com frequência. A oferta de um programa de fidelidade incentiva-os a entrar ou comprar produtos com mais frequência, para que possam colher os benefícios do sistema de recompensas.

Muitos programas de fidelidade usam um sistema baseado em estrela. Os clientes ganham estrelas com base nos gastos e, quando atingem uma certa quantidade de estrelas, se qualificam para uma oferta especial. 

Isso pode ser gerenciado e rastreado através do seu sistema de PDV, para que você não precise acompanhar os gastos de seus clientes ou o progresso deles no processo de recompensas. 

Alguns salões definem a data de vencimento da recompensa recebida, que é uma motivação adicional para os clientes comparecerem ao salão com mais frequência.

Cartões de presente

Os cartões-presente são uma ótima maneira de aumentar as vendas do seu salão, pois garantem compras futuras. Existem muitas estratégias para executar um programa bem-sucedido de cartões-presente que podem ajudá-lo a aumentar as vendas do seu salão e melhorar seus resultados.
 

Conclusão

O marketing deve ser um componente- chave no plano de crescimento do seu salão. Mas lembre-se de que, à medida que seu salão cresce, seu marketing precisa crescer com ele. Portanto, revise seu plano regularmente para adicionar novas táticas e reformular qualquer uma que pareça obsoleta.


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