Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Espessura de fios de cabelos

Espessura de fios de cabelos
Marcos Freires
Feb. 25 - 2 min read
050

A genética interfere no estilo de cabelo, tanto na forma quanto na cor.

Europeus e descendentes, por exemplo, tem fios com espessura de 0,04 a 0,1 mm, mais finos que os asiáticos, que têm um diâmetro com média entre 0,08 e 0,12 mm, e que crescem em velocidade mais acelerada que outros grupos étnicos. O Brasil é um caso à parte na classificação por ser um povo multicultural. Como é raro encontrar famílias que não tenham nenhuma mistura étnica, é impossível identificar o tipo de cabelo apenas pela origem. Neste caso, é preciso observar o tipo de fio, a cor e sua textura.

Os louros naturais variam o diâmetro dos fios entre 0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm. Para compensar a espessura, as mulheres loiras tem mais fios de cabelo, em média 140 mil, e as morenas 110 mil. As ruivas são lanterninhas do volume, com 90 mil fios, mas compensam no tamanho, e em média, tem 0.09 mm de diâmetro no fio de cabelo.

Coloração e alisamento afinam o fio?

Apesar das características naturais do cabelo, químicas como alisamentos e colorações podem afetar a espessura dos fios. Esses procedimentos mexem com a estrutura capilar porque precisam abrir a cutícula, uma das partes da fibra do cabelo, para modificar as madeixas, o que faz os cabelos perderem nutrientes durante o processo.

Para tentar reparar os danos causados pelos procedimentos, e conseguir de volta fios mais encorpados, o ideal é manter hidratações semanais para repor os nutrientes perdidos e fazer tratamentos mais potentes no salão, como a cauterização, o que irá repor a massa perdida entre as químicas aplicadas.


Report publication
    050

    Recomended for you