Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Escurecimento

Escurecimento
Jeremias Petronilla
Jun. 8 - 3 min read
0150

Olá! Todos os cabeleireiros quando ingressam na profissão sempre tem alguma dificuldade em algum segmento, digo isto por eu mesmo, quando iniciei tinha grande dificuldade em trabalhar com cores, mas hoje, formado em colorimetrista tenho prazer em trabalhar com cores, a colorimetria em geral.

E agora quero te mostrar 2 técnicas de escurecimento, pois tempo atrás tinha muita dificuldade em escurecer um cabelo loiro, pois logo desbotava e a cor não ficava fiel ao gosto da cliente, com estas 2 técnicas quero ajudá-los a ter mais segurança quando foram escurecer um cabelo loiro.

O cabelo possui 2 tipos de pigmentos granulosos e difusos e temos também às 3 cores primárias que são: eumelanina, tricosiderina, e feumelanina que são azul, vermelho e amarelo respectivamente. Então, quando clareamos os cabelos com persulfato de amônio ou mesmo com coloração, ao clarearmos os cabelos retiramos dos fios as cores primárias.

Veja, nos cabelos pretos temos mais pigmentos azul, mas também temos vermelho e amarelo em proporções diferentes, assim, ao clarearmos vamos retirando estes pigmentos naturais do fio do cabelo e ao chegar em uma cor mais clara no fundo de clareamento 9 e 10 que é amarelo, retiramos todas as cores primárias. Assim sendo, ao escurecer devemos devolver as cores primárias retiradas do cabelos.

Técnica 1 - Usamos a sequência de reflexos

Nesta técnica não precisamos pré pigmentar os cabelos, pois iremos devolver o fundo do cabelo na mesma altura da cor de desejo, exemplo: Sua cliente está com o cabelo loiro na altura do 9 ou 10 e quer escurecer para o 5 castanho claro, ao invés de pré pigmentar este cabelo iremos executar a sequência de reflexos que ficaria assim, aplicaria o 5.3, pois está devolvendo amarelo e o dourado. Sempre é importante para quando formos escurecer o cabelo + 5.1, pois no cinza contém azul + 5.4 para devolver vermelho, pois se usarmos o vermelho ele se revelará, por este motivo usamos o 5.4 + 5.0... então a sequência ficaria assim: 5.3 + 5.1 + 5.4 + 5.0, assim você terá um 5.0 fiel à cor de desejo de sua cliente.

Vale lembrar que quando os loiros estiverem nas alturas do 8, 7 e 6 não precisamos adicionar vermelho na mistura, pois nestes fundo.de clareamento já contém vermelho. 

Técnica 2 - Escurecer neutralizando

É quando temos uma cor que está com um reflexo indesejado, exemplo: 7.0, um loiro médio, mas revelando seu fundo de clareamento que é laranja, e a cliente deseja escurecer para o 5.0 castanho claro que o seu fundo de clareamento é vermelho, devemos nos preocupar com o que já está revelado que é o laranja do 7.0, porém ao escurecer devemos colocar o corretor azul para neutralizar o laranja na altura do 5.0 para neutralizar o laranja, então ficaria assim: Para cada 30 gramas de coloração aplicar 2,5 centímetros  de corretor azul, exemplo: 15 gramas de 5.1 + 15 gramas de 5.0 , assim teremos um 5.0 mais frio sem reflexos quentes, pois o 5.1 já contém azul e o 5.0 para ajudar na fixação da cor, se for usar 60 gramas de coloração aplicar 30 gramas de 5.1 + 30 gramas de 5.0 + 5 centímetros  de corretor azul.

Bem pessoal, espero ter ajudado e nos vemos em um próximo artigo.


Report publication
    0150

    Recomended for you