[ editar artigo]

Escovas Ácidas: Vale a pena usá-las? Danifica os cabelos?

Escovas Ácidas: Vale a pena usá-las? Danifica os cabelos?

Hoje vou falar sobre as escovas ácidas.

Será que elas danificam mesmo os cabelos? Será que elas são tão nocivas quanto o formol?

As escovas ácidas, ou progressivas a base de ácidos vem ganhando novos adeptos com o passar dos anos, depois da "proibição do formol". Além disso alguns estudos apontam que o uso de alisamentos proibidos como formol ou ácido fórmico, o glutaraldeido, o ácido glioxílico estimulam a degradação dos fios em médio prazo. Ou seja, isto se dá em decorrência da impermeabilização dos fios e da acidificação da estrutura capilar, já que esses ativos atuam num pH normalmente muito baixo.

Em alguns casos, as consequências apareciam quando a formação de pontes metilênicas, no caso o formol, e de pontes etilênicas, no caso o ácido glioxílico estimulam a formação de ácido cisteico, promovendo assim, um desequilíbrio físico- químico à fibra, diminuindo muito a resistência mecânica do cabelo a outros processos químicos como colorações e clareamentos.

Assim como o formol, as consequências da escovas ácidas, em especial as que contém ácido glioxílico, vêm em médio a longo prazo. Os fios vão ficando mais ralos e finos.

Algumas fórmulas misturam cremes reconstrutores e hidratantes, e alguns usam ácido hialurônico, esse não tem poder de alisar. O cabelo pode até ficar com brilho, no entanto não é sinal de cabelo saudável. Ou seja, essas escovas impermeabilizam os fios e acidificam a estrutura capilar uma vez que ela atua em um pH muito baixo.

O pH do cabelo é de 4,5 a 5,5. Ele é ácido, e quando fazemos alguma química, como por exemplo uma descoloração, o pH vai para 10 e 11. A escova ácida não eleva o pH, e sim reduz, chegando a 1,5  a 2.0.

Agora pensa comigo: Se um cabelo possui o pH 5.5 para estar saudável, imagina chegar ao pH 2.0 ou 1,5? Já da para imaginar também o que vai acontecer se após a coloração você fizer uma química ácida? Corte químico. Se o cabelo estiver danificado ele não aguentará a química, pois a cutícula fica aberta e o fio arrebenta. Ou seja , devido o pH da escova ácida ser tão baixo ele afina os fios, tornando-os quebradiços e rígidos. Dessa forma tanto o pH muito alto e nem muito baixo são bons, entenderam?

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
daniel alves hespanhol Colorimetrista.
daniel alves hespanhol Colorimetrista. Seguir

Cabeleireiro e proprietário do salão Dani salão de beleza e estética.

Ler conteúdo completo
Indicados para você