Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

EPI do cabeleireiro

EPI do cabeleireiro
Cleusa Girardi
Oct. 14 - 3 min read
0580

Você sabe o que a Anvisa preconiza para o cabeleireiro?

A ANVISA determina uma série de regras que um salão de beleza deve seguir, dividindo cada uma delas por procedimento, profissional ou até mesmo, para o ambiente em geral.

Mas aqui iremos ver algumas regras determinadas especificamente cuidado do profissional cabeleireiro, vamos começar a cuidar de nós mesmos.

Regras gerais para EPIs 

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são “dispositivos de uso individual, destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador no local de trabalho”, segundo o ministério do trabalho. Isso quer dizer que qualquer ambiente de trabalho que oferece algum risco para o profissional deve ser obrigatório o uso dos EPIs.

Dentro de um salão de beleza, existem equipamentos de proteção específicos. Vamos conhecer cada um deles.

-A região da cabeça deve ser protegida principalmente por óculos e máscaras. Os óculos preservam os olhos quando é necessário manipular produtos químicos, como colorações e alisamentos, evitam que produtos químicos respiguem dentro dos olhos.

-As máscaras também são usadas para proteger o nariz dos cheiros fortes como amônia, sempre que houver fumaça ou possível inalação de gases liberados na manipulação de produtos químicos, que causam problemas graves no trato respiratório, como feridas, edemas e, até mesmo, câncer pulmonar.

-Para a proteção dos membros superiores, podemos contar com luvas e aventais. As luvas servem para proteger o corpo quando há contato com fluidos corporais de outra pessoa e também para proteger o profissional da absorção produtos químicos pela pele. Os aventais devem ser impermeáveis e resistentes para proteger o corpo de respingos de produtos químicos.

-Proteção dos membros inferiores. Já existem ótimas opções em calçados de segurança para proteger os pés e, é preciso que o profissional que trabalha em salões de beleza opte por usar sapatos fechados em sua rotina. Isso evita que possa respingar qualquer tipo de substância nociva nos pés. Assim como sempre usar calças compridas.

Agora que você já conhece as principais regras da ANVISA para salão de beleza, é hora de verificar se tudo está sendo cumprido direitinho no seu espaço. Além de ser uma questão de saúde, seguir as regras é estar de acordo com a lei. Vale lembrar também que cada estado do país desenvolve normas que podem variar de um lugar para outro. Então, consulte o que está vigente na área onde você trabalha!

Em breve falarei sobre doenças ocasionadas pela falta de proteção dos profissionais cabeleireiros.


Report publication
    0580

    Recomended for you