Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Enzima catalase e o processo de branqueamento dos fios

Enzima catalase e o processo de branqueamento dos fios
Carla dos Santos Nascimento
Oct. 22 - 2 min read
0150

Em nossa profissão lidamos senão todos, quase todos os dias com cabelos brancos, estudos científicos são feitos desde sempre, para descobrir qual a causa do branqueamento dos fios depois de um determinado tempo.

Karin Schallreuter, do Departamento de Ciências Biomédicas e Dermatologia Clínica e Experimental da Universidade de Bradford, no Reino Unido — partiu de uma pesquisa realizada em 2009, quando foi possível confirmar uma antiga suspeita: a de que o envelhecimento capilar está ligado ao estresse oxidativo do organismo, através de radicais livres, que são moléculas altamente reativas que provocam a oxidação celular por um processo natural que ocorre desde o nascimento. Quando ainda somos jovens conseguimos manter o equilíbrio entre a produção de espécies reativas ao oxigênio, quando envelhecemos perdemos a capacidade de reagir a esse radicais livres e por conta disso acontece o envelhecimento ou seja o estresse oxidativo.

Por esse motivo devido ao estresse oxidativo, a redução da enzima CATALASE (responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio no organismo) faz com que aconteça um acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, além de outras enzimas também que são MSE A e B, afetam a formação de tirosinase que conduz a produção de melanina, que é o pigmento natural do organismo, para além da cor da pele dos olhos, também a cor do cabelo. Com aumento da decomposição do peróxido de hidrogênio piloso, cabelos passam nascer brancos.

Vários estudos são feitos hoje pelo mundo para tratar esta questão, inclusive produzindo essa enzima sinteticamente além de outros tratamentos, já que ela não influencia apenas na cor dos cabelos como na cor da pele também como é o caso do vitiligo. É tudo muito lativo e baseado em teorias, mas acredito que haverá um tempo devido ao avanço da ciência cada dia, que nossos dias de cobrir brancos com coloração chegaram ao fim, mas até esse dia chegar continuamos em nossa busca de conhecimento para cada vez mais entregar a cor de desejo do nossos clientes e resultados com maior excelência dentro do campo que já temos estudado da Colorimetria.

 

Carla Nascimento

 


 

 

 


Report publication
    0150

    Recomended for you