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Entender a cliente pra atender melhor!

Entender a cliente pra atender melhor!

São inúmeras as vezes que chegam até nós profissionais da beleza, clientes queixando-se do serviço de outros profissionais, como por exemplo: as mechas que ficaram alaranjadas, um corte de cabelo que não ficou bom, o alisamento que causou corte químico como também do mau atendimento e por aí vai... O que é compreensível, afinal todos nós gostamos de um bom atendimento e de resultados satisfatórios.

Acredito que todos nós já escutamos isso de alguma cliente e também como  profissionais já cometemos alguns desses erros. Na maioria das vezes esses fatos acontecem porque alguns profissionais não respeitam o desejo da cliente, não se preocupam em ouvi-las e entender o que elas realmente querem, não levam em conta o estado em que se encontra o cabelo ou simplesmente não sabem entregar o resultado mas fazem, pois o que importa é o dinheiro! Mas é preciso lembrar que estamos lidando com a autoestima de pessoas e como profissionais de beleza precisamos dar à elas aquilo que esperam de nós. Então queria deixar aqui algumas regrinhas que considero fundamentais para o atendimento e também para ter bons resultados com nossos clientes:

1 - Seja pontual com os seus horários, se você marcou com ela num certo horário não a deixe esperando, afinal ninguém gosta de esperar né?! O bom de trabalhar com hora marcada é que você faz tudo no seu tempo e com mais calma, é importante esclarecer isso para a cliente.  

2 - Sente-se com ela e converse um pouco, entenda seu desejo, pergunte sobre o que ela já fez no cabelo sobre outras químicas pré-existentes, como ela cuida desse cabelo em casa, se achar melhor peça fotos pra saber o que ela realmente  deseja como resultado.

3 - Faça sempre o teste de mechas, pois só assim irá saber se pode ou não entregar o que lhe foi pedido. Se no teste o cabelo mostrar algum sinal de fragilidade, não faça! Indique apenas os tratamentos que devem ser feitos.

4 - Dê a devida importância à ela, não fique no celular, não se distraia com outras coisas, a maioria gosta de ter atenção e que às ouçam! 

As escolhas e pedidos delas devem ser atendidos a menos que isso traga algum problema ao cabelo ou se o profissional não tiver segurança para fazê-lo é melhor que não faça, isso vai evitar que ela saia falando mal do seu serviço!

Lembrando que são os clientes que pagam nossos salários, é dever nosso prestar um serviço de excelência, com a qualidade e profissionalismo que eles merecem!

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
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