Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Entendendo a Estrutura do Cabelo e sua Importância.

Entendendo a Estrutura do Cabelo e sua Importância.
Valeria Melo da Silva santos
Jan. 10 - 3 min read
040

Os cabelos, desde sempre, representam parte fundamental da personalidade humana. São verdadeiros símbolos de beleza, leveza e até mesmo de força e poder, ou seja , o cabelo é o verdadeiro meio de expressão, através do mesmo se pode revelar a personalidade de cada pessoa.

Neste texto explico como funciona a estrutura do cabelo e como ele se divide. Vamos entender! A haste capilar é o fio do cabelo que emerge do couro cabeludo. Ela é dividida basicamente em três partes: Cutícula, Córtex e Medula.

1. Cutícula é a camada externa da haste capilar. Composta por queratina cornificada, pode compor de 9 a 13 camadas e assemelha-se a escamas translúcidas. Sua função é proteger todo o corpo estrutural do cabelo, sendo responsável por dar maciez, maleabilidade e brilho ao fio. A maioria dos danos capilares acontecem nas chamadas "escamas" (cutícula) do cabelo que frequentemente são abertas por agressores externos; exemplo: agressões químicas ( excesso de química, alisamentos, colorações, descolorações...), agressões mecânicas ( excesso de temperatura, prancha, babyliss...) ou até mesmo agressões naturais ( poluição, umidade, sol, água do mar...).

2️. Mais abaixo temos o córtex, a camada interior da haste capilar do fio e a mais importante. Representa 90% da fibra do fio, podendo ser chamada de "coração do cabelo" pois, é nele que está inserido toda parte estrutural dos fios, tais como as proteínas, aminoácidos e suas pontes de ligações subdivididas e alojadas nas microfibras e cadeias de queratina. 

As propriedades físicas que derivam do córtex são: força, elasticidade, flexibilidade, tamanho ou diâmetro, textura, qualidade e medula. Porém, assim como a cutícula, o córtex pode sofrer danos dos agressores externos que prejudicam a espessura, volume, permeabilidade e a elasticidade dos nossos cabelos.

O córtex também aloja os grânulos da melanina, que dão a cor natural do fio. Quando realizamos procedimentos nos quais depositamos pigmentos, quando fazemos tratamento ou descolorimos o cabelo, é também no córtex que acontece o processo, sabe por quê?... Porque a cutícula é transparente, não tem cor! Nós a deixamos colorida quando aplicamos cor. De forma natural, tudo acontece e existe no córtex. Ele deve ser preservado, pois nele que estão contidos os nutrientes e o pigmento do fio.

3️. Por fim, temos a Medula, última camada da haste capilar, situada na parte central do fio do cabelo, tem entre duas a cinco fileiras de células dispostas lado a lado. As células que compõem a medula contém citrulina, um aminoácido que forma a estrutura da proteína no nosso organismo.

A medula não está presente em todos os fios de cabelo . No entanto, estudos não comprovam que um cabelo com ou sem medula tenha resistência alterada.


Cabeleireira e Colorimetrista Valéria Melo.


Report publication
    040

    Recomended for you