Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Emulsões, shampoos e tensoativos: Qual é a ligação?

Emulsões, shampoos e tensoativos: Qual é a ligação?
Vania Amorim
Sep. 20 - 5 min read
040

Muitos cosméticos da área capilar e da área de pele são emulsões, mas o que são emulsões? São preparações cosméticas constituídas de uma fase aquosa e uma fase oleosa.

Existem classificações quanto a sua consistência.  São elas:       

  • Creme: é quando são bem consistentes, entre 5000 a 20.000 (cps) ou mais. 
  • Loções cremosas: emulsões de média viscosidade, entre 2000 a 5000 (cps).
  • Leites: emulsões de baixa viscosidade, entre 1000 a 2000 (cps).

Quando a emulsão é agua em óleo, a fase aquosa é menor e está dentro da fase oleosa que é maior, no sensorial vamos sentir mais oleoso. Esta seria uma boa escolha para cabelos muito secos e afros que geralmente precisam de uma maior quantidade de óleo.

Quando a emulsão é óleo em água, a fase oleosa é menor e está dentro da fase aquosa que é maior, no sensorial vamos sentir mais aquoso e mais leve.

Podemos pensar nisto quando vamos tratar um cabelo que é fino ou oleoso, esta emulsão será a melhor escolha para que não pese este cabelo e fique com aparência oleosa.

FARMACOTÉCNICO: Microemulsões e fases líquidas cristalinas como sistemas de  liberação de fármacos

Bem, se as emulsões são constituídas por uma fase aquosa e uma fase oleosa, e água e óleo não se misturam como isso é possível, pois recebemos nossas máscaras e a olhos vistos é homogênea? 

É aí que entram os tensoativos, surfactantes ou emulsificantes, nomes esses que falam da mesma substância, substâncias essas que são solúveis em água e óleo, isso porque ele tem a capacidade de diminuir a tensão superficial entre essas duas fases. Essa substancia fica localizada na interface, entre a fase aquosa e a fase oleosa. Sabe aquele amigo que sempre apazigua a situação, sempre se esforça para todos se darem bem? Este é o tensoativo. Veja abaixo na imagem.  

Podemos observar que isso só é possível por conta de sua característica, ele tem uma parte apolar que se liga no óleo e uma polar que se liga na água. Portanto para que tenha uma máscara ou um creme onde tenha na sua composição agua e óleo é ele quem vai diminuir esta tensão e fazer com que tenhamos esse resultado homogêneo. Mas existem alguns problemas com respeito aos tensoativos, pois muitos deles tem trazido toxicidade e é por isso que muitas empresas já estão usando tensoativos derivados de fosfolipídios, por terem uma semelhança química e uma biocompatibilidade com os fosfolipídios produzidos naturalmente no couro cabeludo. 

Os tensoativos também são usados em produtos de limpeza como shampoo, isso porque ele atua através do enfraquecimento das forças de adesão físico-químicas que ligam impurezas e resíduos que estão na fibra capilar, retirando da superfície do couro cabeludo. Pode ser muito limpante ou menos limpante e isso depende de sua categoria ou seja tipo, associação e concentração.

Tensoativos aniônicos

Quando na região polar possui carga negativa, essa característica lhe dá o poder de ser bom limpador e gerar espuma e alto poder de detergência, são os mais usados pelas empresas por ter baixo custo, esses são usados em shampoo.

Tensoativos catiônicos

Quando na região polar tem uma carga positiva, é bastante emulsificante e emoliente, se usa muito em máscaras condicionantes.

Tensoativos não iônicos

Não tem carga nenhuma, muito usados em produtos menos detergentes como produtos infantil, cremes e loções. Tensoativos não iônicos são moléculas com maior afinidade com a água, não liberam íons quando estão contidos em solução aquosa, estabilizam a espuma, trazendo uma cremosidade. Trazem maior cremosidade para a formulação

Tensoativos anfótero

Vai depender do pH que tem na formulação para ele ser positivo ou negativo. Por exemplo se o pH em que ele for inserido for H+, ou seja ácido, ele vai adquirir esta carga positiva, se ele for inserido em meio com cargas oH-, ou seja alcalino ou básico, ele adquiri a carga negativa, como ele tem também uma característica de ser um ativo limpante mais suave, tanto é usado em produtos para crianças como em produtos para cabelos Afros. Constituem a classe de tensoativos menos utilizados no mercado por causa do alto custo. Por terem as duas cargas – negativa e positiva – na molécula, apresentam propriedades de organização com as moléculas de tensoativo aniônico e catiônico que modificam suas propriedades, permitindo a redução, por exemplo, de sua irritabilidade ocular.


A figura acima ilustra isso. 

Tenho também um vídeo no meu instagran falando um pouco sobre este assunto. Segue abaixo o link, será um prazer ter você por lá. 

https://www.instagram.com/tv/CT24xzIlUQn/?utm_medium=copy_link


Report publication
    040

    Recomended for you