Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

É importante tratar dos cabelos?

É importante tratar dos cabelos?
Klebiane D. Ferreira
Aug. 24 - 3 min read
0130

A resposta positiva é óbvia - além de ser um consenso entre os profissionais. Ao que parece, isso não é importante para muitas pessoas. Muitas chegam nos salões com cabelos maltratados, danificados e, em alguns casos extremos, a única solução é um corte.

Realmente, realizar tratamento constante dos cabelos é muito importante. Isso porque eles passam por vários processos de mudanças: descoloração, coloração, alisamento, degradação pelos raios solares, pela água do mar e da piscina, e até pela utilização de produtos cosméticos comuns ao dia a dia, como um simples xampu anti- resíduos ou uma máscara matizadora.

Então, tratar regulamente dos cabelos é importante, sim! Cabelos bem tratados têm vida, brilho, movimento, maciez, resistência e elasticidade.

De fato, a grande maioria dos clientes que vão aos salões vão em busca de transformação no visual (querem mechas, colorir, alisar, cachear), mas já chegam com os cabelos danificados. Cabe ao profissional, antes de qualquer procedimento possível, alertar aos clientes sobre o estado dos seus cabelos - digo "possível" porque, dependendo da situação, só o que podemos oferecer é tratamento e corte.  Assim, tratamento antes e depois de qualquer procedimento químico - em especial, uma "linha de manutenção" - e como o próprio nome já diz, para manter o que foi tratado.

Não podemos esquecer que procedimentos químicos como descoloração e coloração mexem com a estabilidade dos fios. A descoloração, por exemplo, dilata as cutículas, eleva o pH, e retira o pigmento natural do cabelo, revelando o fundo de clareamento. Já a coloração dilata a cutícula, eleva o pH, retira o pigmento natural do cabelo e deposita o artificial. Ambos atingem o córtex do fio, mexendo com sua estrutura, e por isso é fundamental o tratamento capilar para repor os elementos que foram perdidos e retirados.

Nutrição, reconstrução e hidratação são procedimentos indispensáveis após a realização de procedimentos químicos.

Às vezes pode parecer que o profissional esteja apenas querendo oferecer serviços que não são necessários e lucrar com a venda de produtos indicados para a manutenção dos cabelos. No entanto, ele deve estar tecnicamente preparado para explicar a importância e a necessidade do tratamento e manutenção dos cabelos - o que, ao final, será um investimento bem feito.

Uma boa dica é: Antes da realização de qualquer procedimento (corte, coloração, mechas ou alisamento), seja feita uma avaliação do estado dos cabelos e indicar qual seria a melhor recomendação, não só para aquele momento, mas para que seja feito em casa também.

Por fim, é muito importante conhecer os produtos com os quais está trabalhando, garantindo ao cliente, além de um excelente serviço, a explicação do que o produto é capaz de proporcionar aos seus cabelos.

 

Espero que esta postagem, ainda que singela, tenha ajudado a despertar o interesse por um aprofundamento sobre o tema.

Klebiane D. Ferreira


Report publication
    0130

    Recomended for you