Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

E agora, descoloração ou decapagem?

E agora, descoloração ou decapagem?
Daniele Gama Faria
Mar. 1 - 4 min read
090

Quando falamos em procedimento que consiste em clarear os cabelos utilizando o pó descolorante com água oxigenada temos duas opções, a descoloração e a decapagem.

E o que é descoloração e decapagem?

 Descoloração ou despigmentação refere-se ao processo de retirar os pigmentos naturais dos cabelos. Sabemos que nosso cabelo natural possui melanina que é responsável pela cor dos fios e é uma proteína.

A descoloração pode ser feita em procedimento global, mechas, californianas, ombre hair, enfim, a técnica que desejar, lembrando que é feita em cabelos naturais.

Muito importante que se faça o teste de mechas para ter certeza de que o cabelo resiste ao processo e se irá  revelar o tom desejado.

Ação dos produtos: vou explicar sobre os ativos que contém nos  produtos que possibilitam a retirada dos pigmentos naturais.

No pó descolorante temos um ativo alcalino chamado de persulfato, este possui três tipos que são: persulfato de amônio, persulfato de potássio e persulfato de sódio.

Persulfato de Amônio é o ativo que pode ser utilizado tanto em cabelos naturais  ou com cor cosmética  a base de hidróxido de amônio.

Persulfato de Potássio é o ativo do descolorante utilizado para cabelos com químicas de relaxamentos, alisamentos a base de hidróxido  de sódio, de guanidina e tioglicolato. É utilizado nesses casos pois cabelos com esse tipo de química são muito sensibilizados, evitando assim uma incompatibilidade entre químicas.

Persulfato de Sódio é o ativo menos utilizado, indicado para cabelos processados com hidróxido de sódio.

Bom, esses ativos necessitam de um veículo para que consiga chegar até o córtex capilar e fazer todo o processo, então precisamos de um oxidante.

Oxidante, emulsão ou água oxigenada, possui em sua composição um ativo chamado de peróxido de hidrogênio , que na da mais é que uma molécula de água com um elemento a mais de hidrogênio . Temos hoje em dia oxidantes com porcentagens diferentes de peróxido de hidrogênio que  podemos determinar quanto utilizar.

Oxidante 3% de peróxido de hidrogênio refere-se à 10 volumes , 6% refere-se à 20 volumes, 9% refere-se à 30 volumes e 12% refere-se à 40 volumes.

Função do oxidante é revelar, conduzir e clarear.

No caso da descoloração quem determina o clareamento é o tempo e não o oxidante.

Bom, agora você  já sabe sobre os ativos, vamos saber como eles agem no cabelo.

Quando misturamos o pó descolorante com a água oxigenada e aplicamos no cabelo, ocorre uma explosão de oxigênio que eriça as cutículas para que o produto entre no córtex faça a oxidação e a remoção dos pigmentos.

Entendido sobre descoloração e os produtos que tornam possível essa transformação, vamos agora entender sobre a decapagem.

A decapagem consiste em retirar pigmentos artificiais do cabelo, ou seja, é feita em cabelos coloridos por tonalizantes ou colorações.

Geralmente o processo de decapagem é feito na cabeça toda, que chamamos de decapagem global. Nesse caso é usada a decapagem quando a cliente já tem cor cosmética nos cabelos e o desejo é fazer uma cor bem mais clara.

Pode ser feita como forma de mechas?

Sim, se for o desejo da cliente.

Mais lembre-se de fazer o teste de mechas nesse caso também , pois o cabelo necessita estar saudável para fazer a decapagem.

Na decapagem utilizamos também  o pó descolorante com o oxidante, nesse caso o persulfato de amônio presente no descolorante faz com que o pigmento artificial presente no fio seja retirado, por conter oxigênio que adicionado ao oxidante que também  libera oxigênio faça uma explosão maior, permitindo assim a retirada desse tipo de  pigmentos.

Para que fique um trabalho de excelência finalize sempre com um bom tratamento.

 

 

Espero ter contribuído para o esclarecimento sobre o assunto.

Qualquer dúvida faça sua pergunta que estarei a disposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    090

    Recomended for you