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Dúvidas ao olhar a cartela de cores e entender a função do ( . , \ e do 0)

Dúvidas ao olhar a cartela de cores e entender a função do ( . , \ e do 0)
Cesar Augusto Divisao
Feb. 15 - 6 min read
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Muitos profissionais ainda tem dúvidas ao olhar uma cartela de cores e assim identificar certas informações que a mesma deseja passar, devido umas usarem o zero 0, ponto (.), algumas a barra ( \ ) e outras a vírgula (,) e em determinado momento usam o zero (0) de forma duplicada... Vamos entender o porquê!

A primeira resposta para que já fique simples o entendimento de todos, é que isso é usado como (sinal) indicativo de uma situação, dependendo do momento que os mesmos  apareçam, não existe um padrão universal para fabricar, cada marca cria seu diferencial, acreditando ser bom para o marketing de venda.

Se é técnico ou não, é outro assunto, mas com certeza para muitos, e não só para os os iniciantes, não fica claro o entendimento, e por esse motivo surgem as dúvidas.

Cor fantasia, reflexo ou nuance são nomes dados a cor, esse é o termo que podemos chamar de característica da cor, a coloração capilar não existe se não tiver reflexo, embora exista corretores e intensificadores que são cores sem altura de tom.

Agora veja que interessante e curioso, as marcas não gostam de seguir um padrão, mas se tratando das  numerações de 1 a 10, em 100% das marcas seguem, vai entender!

Vejam, umas usam o ponto (.), umas usam vírgula (,) e outras usam barra (\) após as numerações de 1 a 10, esse número indica a altura da cor. Guarde essa informação!

Exemplo: Você visualizando a cartela de cores de uma marca, vai observar que  pode encontrar esse exemplo: 1.0  ou  7\0  ou  10,0, quer dizer ou informar que está na categoria como cores bases, ditas naturais imitando o cabelo.

Veja que estão usado o ponto (.), vírgula (,), barra (\) depois das numerações de 1 a 10 e sempre com o zero (0) para caracterizar a altura da cor.

Vejamos outro exemplo: Estando na cartela a virgula (,), o ponto (.) e a barra (\), o zero nesse momento pode ou não aparecer, exemplo: 4,1, 7\3, ou 10.89, está indicando que seria reflexos ou nuances. Guarde e fixe essa informação!

Agora começa a complicar, e é aí que vem muitas dúvidas! E se você olhar na cartela de cores, e visualizar esses informativos abaixo:

  • 00, (vírgula)
  • 0 \ (barra)
  • 0 . (ponto)

Veja que não tem um número antes do (0) para servir como referência de altura de cor, certo? Como você entende?

Resposta em 3, 2 , 1...

Os mesmos, estando antes do ( . , \ ) indicam, sinalizam que são corretores ou mix!

Exemplo: 

  • 0.1 = corretor
  • 00,8 = corretor
  • 00\2 = corretor

Obs: Tenham cuidado, pois esses podem em algumas marcas estar como intensificadores, lembrem-se que as marcas não seguem uma regra padrão, então até a cor indicada pelo o número de uma marca para outra, poderá mudar.

Também podemos ir além e entender sobre mais informações que esse posicionamento do zero nos traz estando antes do ponto (.), da vírgula (,) ou da barra, (\) veja: 

Presença do zero inicialmente assim estando, exemplo: (7.01), (7\01), (7,01).  Observe que o ponto (.), virgula (,) e barra (\) está depois do primeiro número, e o zero está depois do reflexo, indicando que essa cor terá um reflexo ou nuance  suave.

Já aqui nesse exemplo, o zero (0) a virgula (,) ou a barra (\) está posicionado posteriormente ao primeiro número, e após o reflexo ou nuance, veja no exemplo: (7.10),(7\10), (7,10)... e aí, qual indicação desse posicionamento do zero (0) nos informa se assim estiver na cartela?

Isso está se referindo que seria um reflexo ou nuance de cor intensa.

Será que até aqui você esta aproveitando tudo que está sendo informado e que é  preciso estar atento, sim ou não? Vou continuar, mas prometo que vai continuar interessante, fique comigo nessa leitura!

Para finalizar e aproveitar, já que sei que muitos vão ler esse artigo, vamos ver sobre o que muitas empresas indicam quando usam a numeração dupla e o que significaria se tratando de cor com intensidade ou profundidade, usando as palavras que as empresas usam ao apresentar e vender a nós profissionais. Leia com atenção essa parte.

Varias marcas usam numerações com números repetidos para caracterizar e terem o chamado diferencial, vejo que isso também leva a muitos profissionais a terem dúvidas, e porque não dizer erros nos resultados, quando não se atentam a informações como essas. Eu mesmo, já fiquei perdido e errei muitas das vezes ao querer usar uma marca sem antes estudá-la e fazer comparativos em meus laboratórios.

Dentro de uma mesma cartela, veja como pode se confuso o entendimento das numerações, se não nos atentarmos a detalhes, as cores podem estar como 6.66 e 4.77, poderiam estar 6,66 ou 4,77 e também poderiam estar 6\66  e 4\77 , olha ai a virgula (,), o ponto (.) e a barra (\) novamente, mas já entendemos que estes, apenas aparecem como coadjuvantes, como (sinal), marketing ou diferencial das empresas que assim preferem usar, mas entendam que estes números estão descritos em algumas cartelas de certas marcas com o indicativo de  vermelho intenso e marrom profundo e isso na mesma linha de coloração ao meu ver, isso ocorre por excesso de Marketing, motivo comercial que para a indústria pode ser bom, mas para o profissional talvez não, o que você acha? Cada um pode tirar suas conclusões sobre isso, pois intensidade e profundidade numa cor  sendo na mesma cartela, pode confundir  muito, podendo levar a entender como se fosse a mesma coisa, e podem ter certeza que  o profissional ao aplicar uma cor com reflexo profundo em um cabelo que já tem uma cor com uma nuance com intensidade vai dai erro.

O agora fica um alerta importante já que temos as informações da falta de um padrão das marcas e suas cartelas de cores, mudar é bom, é interessante, muito das vezes é necessário para novas descobertas, mas atenção é a palavra de ordem.

Por esse motivo é que, ao decidir mudar de marca, buscar uma nova parceria para ter novas cores, é preciso estudar a fundo, ficarmos atentos às características dos produtos que vai se trabalhar, essa seria dica do milhão!

Ps: Esse assunto sobre profundidade e intensidade da cor, com certeza dá uma live inteira com o mestre Alejandro!!!

Agradeço a atenção de todos os colegas e nos vemos em um próximo artigo.

att: Cesar Augusto Divisão 


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