Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Doenças do couro cabeludo

Doenças do couro cabeludo
Geferson Riffel
Jul. 18 - 3 min read
080

A caspa:

A caspa resulta principalmente da ação de bactérias, bacilos e fungos no couro cabeludo. Pode depender também de fatores internos, tais como:

Disfunções hormonais, hepáticas, causas psíquicas ou fatores externos, isto é agentes tóxicos ou bactérias ambientais.

Temos a caspa seca e a caspa oleosa.

CASPA SECA

A caspa seca pode ser definida como uma aglomeração de células mortas que se desprendem da camada superficial do couro cabeludo. Enquanto que na pele, as células mortas desaparecem .No couro cabeludo ficam retidas as gorduras, uma vez que o número de glândulas sebáceas no couro cabeludo é de três a quatro vezes superior ao da pele. Isto significa que a caspa, como a descamação das células mortas é o que se chama de caspa seca, que facilmente se transforma, por um processo fisiológico em caspa oleosa, o que pode trazer consequências altamente nocivas.

A caspa seca não é contagiosa e raramente provoca a queda dos cabelos, isto devido ao fungo que existe na caspa seca, que não e transmissível e não penetra no folículo piloso.

CASPA OLEOSA

A caspa oleosa, ao contrario da caspa seca, é altamente contagiosa e provoca sempre a queda dos cabelos. Este bacilo penetra no folículo piloso dissolvendo a camada epitelial interna e provocando, com isso, a queda prematura dos cabelos.

SEBORREIA

A seborreia tem sua origem na disfunção da glândula sebáceas existentes em cada fio de cabelo.

Quando seu funcionamento for normal, a sua ação será benéfica para o cabelo e o couro cabeludo, pois é com essa produção de sebo que o cabelo e o couro cabeludo lubrificam-se e mantêm-se protegidos contra a ação de agentes externos, equilibra o pH também.

Quando seu funcionamento apresenta características de uma hiperfunção, o resultado é de forma negativa, tanto ao cabelo como o couro cabeludo, provocando até necrose capilar.

SEBORREIA FISIOLÓGICA

É aquela necessária ao cabelo para o embelezamento e saúde capilar. Se não houvesse essa seborreia, o cabelo ficaria exposto a qualquer contaminação, tornando-se ressecado e quebradiço.

SEBORREIA PATOLÓGICA

É  o que chamamos quando se apresenta com uma excessiva produção de sebo, altamente prejudicial ao cabelo, dando um aspecto desagradável, chegando até o folículo piloso, dissolvendo a camada epitelial interna, com isso provocando a queda dos cabelos.

A abundância dessa secreção está intimamente ligada ao estado geral do individuo, ao funcionamento glandular e ao sistema sanguíneo.

O sebo contém colesterina e lecitina, elementos extraídos diretamente do sangue.

As causas da seborreia podem ser hereditárias, desequilíbrio hormonal ou nervoso.

A ação dos produtos demasiadamente detergentes, o absurdo de shampoos de má qualidade, massagem exagerada no couro cabeludo podem provocar o início dessa anomalia.   

TINEA CAPITES

FALSA: é a queda dos cabelos em placas origem interna (infecção nos dentes, desequilíbrio hormonal). Não apresenta umidade nem inchação, não é contagiosa.

VERDADEIRA: é úmida  e inchada. Se manifesta por crosta, provocando a queda dos cabelos onde se apresenta, é consequência de falta de higiene. De origem  microbiana, portanto altamente contagiosa.


Report publication
    080

    Recomended for you