O que mudou na hora de divulgar sua empresa, seus trabalhos? Qual o melhor meio de divulgação para a minha empresa?
Existem vários meios de comunicação para que possamos alavancar nosso empreendimento. Exemplo:
• Rádio;
• Tv;
• Jornal impresso;
• Panfletos;
• Internet.
■ RÁDIO: As pessoas ouvem trabalhando, no carro, limpando a casa, no parque, não há limite para ouvi-lo. Vantagem: A produção de um comercial na rádio é muito mais barato e rápido do que a maioria dos veículos de propaganda, implicando em baixo investimento e agilidade na hora de anunciar. Uma inserção publicitária em rádio pode ter duração de 15, 30, 45 e 60 segundos (as mais utilizadas são as de 30 segundos) e possuem potencial de prender a atenção dos consumidores. Quando bem produzido, o anúncio gera curiosidade, envolve o ouvinte e cria uma imagem mental sobre o produto ou serviço. Dessa maneira, é possível gerar interesse, sem ser inconveniente e maçante.
■ TV: Ter acesso a um público maior, facilitando assim a obtenção de novos clientes e ampliando a forma de se comunicar com eles. Muito utilizado em programas de auditório, essa é uma estratégia que prende o telespectador, pois ele já está assistindo a televisão naquele momento. Por outro lado, o intervalo é uma maneira de captar a atenção dos consumidores e garante mais espaço para a divulgação da empresa. Porém, os anúncios em tv apresentam um alto custo em comparação a outras formas de mídia.
■ JORNAL IMPRESSO: Os anúncios de jornal são ferramentas muito úteis, pois atendem a necessidade dos clientes que gostam de manusear o material de leitura, além de se beneficiarem da credibilidade do veículo de comunicação. Uma das vantagens da publicidade propaganda impressa é a possibilidade de adaptar o anúncio de acordo com o orçamento disponível. Pode-se ocupar uma página inteira, um quarto da página ou meia página. Os leitores que preferem o jornal impresso gostam de cheiro de tinta, do som de virar as páginas, da textura do papel e da calma que traz a leitura do formato do jornal.
Segundo pesquisa da Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC), Simone Tuzzo, fala sobre sobre diferenças entre ler notícias online e no papel, levando em conta impactos tecnológicos, comportamentais, psicológicos, sociais, econômicos e políticos. Ela destaca que jornais impressos são estruturados e utilizados de modo que os leitores se sentem atraídos a ler histórias sobre as quais eles não teriam se interessado de antemão. Além disso, a maioria dos entrevistados de sua pesquisa, acreditam que a mídia impressa maior veracidade das informações do que quando transmitidas através de meios eletrônicos, especialmente na Internet. Sendo assim, jornalistas enfatizam que "o rádio diz, a televisão mostra e o jornal impresso explica".
■ PANFLETOS: Panfletos de propaganda são um meio de divulgação feito no papel, de fácil manuseio por sua tamanho, é acessível, devido seu baixo custo de produção, já que são grandes quantidades. A saber, os tipos de panfletos, conseguem apresentar a marca de forma simples. Além disso, anunciam promoções, lançamentos, destaques de produtos, entre outros.
■ INTERNET: É um dos maiores canais de comunicação da atualidade. Redes sociais, outros portais digitais são excelentes investimentos para o empreendedor que deseja se aproximar de seu público e aumentar as vendas. Por isso, investir em marketing digital é uma opção interessante ao pequeno negócio, divulgar seu produto de maneira eficiente e produtiva.
Você provavelmente já ouviu falar naquele famoso ditado "Quem não é visto, não é lembrado", não é mesmo? Mas não basta simplesmente ser visto, é importante e necessário ser bem visto. Desenvolver um relacionamento com o público é o que os torna clientes fiéis.
Então, como escolher o meio ideal para o seu negócio? É necessário compreender que a empresa pode investir em mais de um meio de divulgação. Depende do objetivo e poder de investimento que o empresário possui.
Todos os meios apresentados possui vantagens e desvantagens, e a escolha deve ser baseada em alguns aspectos, para que tenha o retorno esperado. Então, é preciso:
● Conhecer seu públicos-alvo, reunindo informações baseadas de seus clientes, como: sexo, idade, profissão, estilo de vida, principais dificuldades. Esses dados são essenciais para o planejamento de marketing. Por meio deles, você consegue definir a linguagem a ser adotada e os meios de divulgação mais efetivos.
Agora, encontre sua melhor maneira de divulgação, e boa sorte!!!