[ editar artigo]

Diagnóstico ou anamnese do cabelo?

Diagnóstico ou anamnese do cabelo?

DIAGNÓSTICO OU ANAMNESE é a forma de conhecer o histórico do cabelo e obter todas as informações necessárias antes de qualquer procedimento a ser feito.

1° Passo - Acomode a cliente na cadeira e tenha um diálogo com ela, sobre tudo o que ela possa ter feito ou colocado em seu cabelo, se tem algum problema de saúde, se toma remédios, etc.

2° Passo - Couro Cabeludo: Analisar se está saudável, sem ferimentos, livre de doenças como vermelhidão, feridas, caspa, seborreia ou algo que possa causar ardência quando houver contato com o produto, ou se ela tem sensibilidade quando ao abrir o cabelo ela se encolhe, franze a testa, sinal que é sensível, onde devemos ter mais cuidado ainda.

3° Passo - Fio do cabelo: Se está saudável e tem condições de passar por um processo químico como coloração, descoloração e outros. O fio deve ter resistência e elasticidade. 

Quais as características do fio?

Resistência: Está relacionando ao tipo de cabelo, como as orientais são mais resistentes o que é mais difícil o trabalho de coloração e descoloração. Você molha, analisa o cabelo, puxa e ele não quebra, tem resistência. 

Elasticidade: Quando o cabelo é saudável, possui boa elasticidade para testar. Molhe o cabelo ao ser puxado pela extremidade, o seu tamanho aumenta ao soltar volta ao tamanho normal.

Porosidade: Quando o cabelo possui cutículas eriçadas, absorve maior quantidade de líquidos, não segura a cor, seu aspecto é geralmente opaco e com efeito de palha, não possui resistência e nem elasticidade, é desidratado.

Processo químico: Precisamos saber se o cabelo já passou por algum processo que está embutido e que possa dar aquecimento como progressiva, henna, chumbo, metal, cloreto de sódio, cobre, remédio de depressão, shampoo anticaspa, piolho, hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina, etc. Estes ativos não são compatíveis com persufato de amônio e hidróxido de amônio, quando entra em contato com a mistura dos ativos ele aquece e acontece o corte químico. 

Você só vai descobrir o que está embutido neste cabelo fazendo o teste de mechas, por isso a importância de qualquer procedimento a ser feito. 

ATENÇÃO: O teste de mechas é primordial nos nossos trabalhos se quisermos entregar um cabelo com bom resultado e saudável.

 

MARIA DA SILVA MAÇANEIRO - Colorimetrista, Masterclass Engenharia de Corte  com Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Maria da Silva Maçaneiro
Maria da Silva Maçaneiro Seguir

Conheci o Alejandro em um curso e me interessei pelo seu trabalho e resolvi fazer o curso, sou grata por tudo que aprendi.

Ler conteúdo completo
Indicados para você