Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Devolver fundo para escurecer o cabelo que já foi descolorido é mesmo necessário?

Devolver fundo para escurecer o cabelo que já foi descolorido é mesmo necessário?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Sep. 16 - 4 min read
0390

Em nossa profissão de cabeleireiro, esse é um procedimento comum, mas é eficiente o resultado?

Devolver fundo para o cabelo que já foi descolorido segue a intenção de imitar o fundo de clareamento do cabelo natural que tem como resíduos de cores o vermelho, cobre e amarelo.

Quando o cabelo é descolorido, o processo tem como objetivo retirar a cor do cabelo em sua grande maioria até FC 8 e 9, sendo assim é desconstruída as cores que deixam o cabelo com a cor intensa, brilhoso e durável até que ocorra o surgimento do cabelo branco.

Reversão

Depois que o cabelo passou por um procedimento de descoloração, é possível voltar ele em sua cor natural ou até mesmo em outra com cor cosmética, mas para isso é necessário um procedimento que reconstrua as cores com conhecimento em colorimetria capilar para garantir a fixação, intensidade, durabilidade da cor na quantidade correta para que a cor não fique com o brilho indesejado avermelhado ou alaranjado.

Pensando em não desbotar a cor, alguns profissionais usam o método devolver fundo para o cabelo antes de aplicar a cor de desejo, como o fundo de clareamento são resíduos de cores vermelho, laranja e cobre, alguns usam essas cores. Já vi sendo aplicado vermelho, amarelo até o cobre, criando o fundo antes de aplicar a cor de desejo, mas temos que entender que cor de fundo de clareamento não é o mesmo que cor cosmética, produto químico de coloração tem fixador diluente polímero, substâncias que criam efeito de sobreposição de cor, uma vez que que é aplicada no cabelo uma cor vermelha ou cobre e depois vem com a cor real que é para ter como cor final, pode ter certeza que ao desbotar a cor, a que está por baixo vai aparecer, a cliente não vai ficar nada satisfeita com o reflexo avermelhado ou alaranjado.

Método Colorimetria Avançada

No curso colorimetria avançada não é ensinado devolver fundo, o que ensinamos é método eficiente de escurecer o cabelo. Vou exemplificar para você entender melhor.

Esse cabelo se encontra em altura de tom em sua maioria 9, isso indica que foi descolorido até o fundo de clareamento 9 amarelo, sendo assim foi retirado do fio todo os pigmentos granulosos, que correspondem as cores escuras, que tem  predominância o fundo de clareamento vermelho.

Considerando que o cabelo é constituído de pigmentos naturais azul, vermelho e amarelo, se faz necessário devolver ao cabelo essas cores nas quantidades necessárias mais próxima da realidade natural possível, então para isso é preciso devolver cor de modo cosmético.

Devolvendo cor para o escurecimento

No exemplo da imagem acima o desejo é voltar para o 5.0, a altura de tom que ele está o 9, tem pouco amarelo, nada de vermelho e azul, lembra que as três cores primárias juntas formam o marrom cendre? Então vamos fazer isso de maneira cosmética.

Será aplicado 5.0 + 5.1 + 5.3 + 5.4. devolvendo cor de altura da base 5.0, azul no 5.1, 5.3 amarelo no 5.4 vermelho. 

* Importante saber: Vermelho é uma cor de predominância, pega com facilidade, por isso é importante adicionar no cobre para não ter no cabelo reflexo avermelhado, o reflexo cinza tem na composição uma boa quantidade de azul, assim será devolvido as cores e quantidades necessárias para o escurecimento do cabelo para o 5.0 com brilho intensidade e durabilidade da cor.

Foi um prazer dividir o que sei com você, qualquer dúvida me chame nos comentários.

Nos vemos por aqui no Educadores da Beleza!

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1fzzkvc8dz765&utm_content=2kg6an8

 


Report publication
    0390

    Recomended for you