Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Desnaturação da fibra capilar

Desnaturação da fibra capilar
Hastylist Tatiana Gonçalves  colorimetrista
Nov. 19 - 2 min read
0130

O fio de cabelo é um polímero proteico formado por cerca de 80% de queratina.

O cabelo afro é o mais sensível a altas temperaturas, mas os prejuízos causados pela chapinha, secador e baby liss atingem todos os tipos de cabelos, principalmente os que foram descoloridos, coloridos, ou alisados quimicamente.

A alta temperatura em torno de 236°C acontece a desnaturação (perda estrutural de proteínas) e acima de 250°C os danos podem ser irreversíveis, aquele calor em excesso que a fibra é submetida aumenta a porosidade dos fios, danifica as cutículas e em seguida o córtex. 

O calor excessivo na fibra capilar desnatura a queratina que é a proteína que dá resistência e elasticidade aos fios, por isso é primordial o uso de protetores térmicos quando for submeter os fios a esse tipo de agressão, os protetores térmicos formam uma película protetora de baixa condutividade térmica em volta do fio, que protege o cabelo do calor

Algumas proteínas corporais desnaturam a partir de 40 a 45°C, em temperaturas inferiores ou iguais a 100°C a água evapora e a evaporação da água que faz parte da constituição do cabelo acontece a 135°C, ocasionando a desnaturação da queratina, 20%do cabelo é constituído de água. 

Quando a temperatura da chapinha é mantida a 230°C ela remove a umidade, rompendo as pontes de hidrogênio dando um novo formato aos fios, agora acima de 350°C ocorre dano total da fibra capilar.

A partir do momento que o calor entra em contato com a fibra capilar, ela se dilata dando um novo formato ao cabelo baixando a umidade e deixando os fios secos e desvitalizados.

Então nunca submeta os fios ao calor sem usar protetor térmico, pois eles minimizam em muitas vezes a desnaturação da fibra capilar.

E abuse sempre da HIDRATAÇÃO, o nome mesmo já diz hidro (água).

Um grande beijo e até a próxima, qualquer duvida deixe uma mensagem.

E me siga no istagram: @tatiana-goncalves01, terei o maior prazer de tirar suas dúvidas.


Report publication
    0130

    Recomended for you