Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Descoloração sem agressão

Descoloração sem agressão
Lucas Marconato
out. 5 - 6 min de leitura
0370

Olá amigos e amigas, nessa matéria quero falar com você sobre descoloração sem agressão, entendendo que: Descolorir e manter o cabelo saudável é um grande desafio!

 

Você já analisou quantas clientes reclamam, ou deixam de fazer procedimentos que envolvem descoloração, por entenderem que a descoloração é uma grande agressão aos fios de cabelo? São muitas clientes que tem essa ideia em mente, e muitas tem razão, porque um dia decidiram mudar e essa mudança envolveu descoloração, porém o profissional não associou transformação com tratamento, e a partir desse momento muitas clientes pensam que todas as vezes que precisarem descolorir,  o resultado será agressão.

Eu escuto muito isso, que a cliente quer mudar mas não quer descolorir. O problema é que certas mudanças a descoloração é necessária... e então, o que fazer?

Primeiramente é preciso entender que não existe nenhuma descoloração que seja saudável, e isso é possível entender de forma nítida quando olhamos a tabela de PH.

Quando observamos a tabela, vemos que o PH natural do cabelo esta entre 4,5 e 5,5 que seria um PH ácido, quando o processo de descoloração é realizado o cabelo passa para um PH entre 9 e 10 que seria um PH super alcalino para o cabelo. Isso causa a abertura das camadas cuticulares, deixando o cabelo poroso, fazendo com que a cliente perceba que seu cabelo está ressecado e agredido pela descoloração. Então perceba a importância do profissional estar associando não só a descoloração mas sim, todo processo químico com tratamento, porque é o tratamento que irá fazer com que o cabelo volte a estar próximo do seu PH natural.

É importante lembrar que toda vez que o cabelo foi descolorido, não foi retirado só a cor mas também os nutrientes, aminoácidos, queratina e outros ácidos graxos essenciais que fazem parte da estrutura do fio do cabelo e tudo isso é preciso repor através de tratamentos.

As máscaras de tratamento estão na escala de PH entre 3,5 a 4,5 e isso seria um PH ácido, fazendo com que o cabelo não apenas volte a estar próximo do PH natural mais também com a função de devolver para o cabelo os nutrientes que foram perdidos no processo de descoloração, e por aplicar produtos de tratamentos que tem seu PH mais baixo que o PH do cabelo, as camadas cuticulares ficaram fechadas, fazendo com que o cabelo se torne mais saudável, e que a cor aplicada após o processo de descoloração tenha mais durabilidade. A cliente certamente irá perceber que seu cabelo não está com aquela sensação de cabelo ressecado.

É preciso estar atento que esse processo de tratamento apos a descoloração, não se dá apenas uma única vez apos a descoloração, e sim é necessário dar continuidade, primeiramente conversando e indicando para a cliente produtos como shampoo, condicionador e uma máscara de tratamento que tenham o mesmo PH do cabelo. A cliente precisa entender que agora o seu cabelo precisa de um cuidado diferenciado, e isso é o cabeleireiro que deve explicar e fazê-la entender sobre os cuidados diários necessários.

É claro que a cliente frequentar o salão regularmente, para que o cabeleireiro realize tratamentos profissionais é muito importante, pois é o profissional que realmente analisa como está a saúde do cabelo após algum tempo do processo da descoloração, determinando qual tipo e tratamento será realizado em seu cabelo.

Quais são os tipos e tratamentos que podem ser feitos após o processo de descoloração?

Imagem relacionada

Hidratação: A função da hidratação é devolver água para o cabelo e líquidos para deixar os fios mais hidratados.

Nutrição: A função da nutrição é devolver óleo para os cabelos. As máscaras de nutrição possuem moléculas maiores e isso faz com que o cabelo tenha mais peso, fazendo com que o fio fique mais disciplinado sem criar volume, evitando que fique armado.

Reconstrução: A reconstrução tem como função devolver a principal proteína para o cabelo, a queratina. Ela tem como função deixar o fio do cabelo mais rígido, mais encorpado, pois  vai reconstruir de forma sintética a fibra capilar dando resistência aos fios. Deve-se lembrar que a queratina não causa emoliência e sedosidade, e sim rigidez.

Cauterização: A cauterização é toda vez que aplicamos um produto no cabelo, que pode ser a base de queratina, e em seguida é utilizado uma fonte de calor, como por exemplo a prancha (ou chapinha). Com essa fonte de calor o cabelo será cauterizado com o produto nas cutículas, isso também causa um realinhamento das cutículas fazendo com que o cabelo se torne mais disciplinado, porém ao realizar esse procedimento, deve-se tomar muito cuidado, porque essa fonte de calor do equipamento pode causar uma desidratação desnecessária do fio do cabelo, tornando ele ainda mais desidratado, por causa do fonte de calor.

O profissional cabeleireiro deve diagnosticar o cabelo antes de realizar o processo de descoloração, e se for necessário aplicar um desses 4 tratamentos, para preparar ainda mais o cabelo antes de receber a descoloração, com o objetivo de realizar uma descoloração sem agressão

Essas são as 4 formas de tratamento, para ter uma descoloração sem agressão, a Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Cauterização. A percepção que o profissional cabeleireiro precisa ter sobre o estado físico do cabelo, é muito importante, para saber qual tratamento ideal e não errar na escolha do procedimento.

 

O meu objetivo nessa matéria é fazer você entender que é possível oferecer para sua cliente uma DESCOLORAÇÃO SEM AGRESSÃO.

Deixe aqui seu comentário ou sua dúvida sobre essa matéria, que responderei!

Um abraço a todos 

Lucas Marconato Colorimetrista

Instagram: lucasmarconatocolorimetrista

 

"O conhecimento nos leva a direções certas"


Denunciar publicação
    0370

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.