Durante todo o ano devemos orientar as nossas clientes quanto a manutenção dos fios em casa. Entretanto, este cuidado deve ser redobrado no verão do mesmo jeito que aumentamos os cuidados com a pele.
Banhos de mar e piscina, vento, sol, areia e calor excessivo são altamente prejudiciais à saúde dos cabelos, especialmente os que passaram por processos de coloração e descoloração.
Mas por que é tão prejudicial?
Primeiro, precisamos entender sobre os diferentes pHs (potencial de hidrogênio).
O pH do nosso cabelo está entre 4,5 e 5,5, já o pH da água do mar e da piscina estão acima de 7, ou seja, são alcalinos para o fio de cabelo e eriçam a cutícula deixando aquele aspecto áspero e ressecado.
Dessa forma, a exposição constante a água prejudica os procedimentos de coloração e tonalização, afinal se os fios estiverem com a cutícula eriçada, não seguram a cor, desbotam e oxidam facilmente.
Então como podemos evitar este problema? Quais cuidados devemos tomar?
O uso de um conjunto de manutenção completa como shampoo, condicionador, máscara e leave in de uma linha profissional e específica é imprescindível. Lembro que o shampoo deve ter um pH balanceado entre 4,5 e 5,5.
Antes da praia ou da piscina, é aconselhável aplicar nos cabelos úmidos um leave in com fator de proteção solar, espalhando bem com um pente. Existem no mercado várias linhas específicas para o verão tanto em cremes ou em spray. Ao sair, enxaguar os cabelos com água doce e reaplicar o leave in também é uma boa dica.
Enxaguar muito bem os cabelos após o banho de mar e piscina e aplicar uma máscara de tratamento, é de praxe, assim como evitar usar água quente e secador. Aproveitar o calor do verão para deixar os fios secarem naturalmente é inclusive uma economia de energia, não é mesmo?
Abusar do uso de bonés e chapéus que além de ajudar na proteção contra os raios solares, deixam o visual elegante! Mas é importante manter o couro cabeludo respirando por um tempo e fios limpos, pois o acúmulo de produtos, o suor e o calor podem causar caspa e seborreia.
Quanto aos cabelos loiros, se estiverem muito amarelados, podem ter o auxílio de shampoos e máscaras matizadoras (de acordo com a colorimetria capilar: azuis para neutralizar laranjas e violetas para neutralizar amarelos), mas sempre é recomendável aplicar uma boa máscara de hidratação para finalizar!
Gostaram das dicas? Me conte como você costuma cuidar dos seus cabelos durante o verão e como tem orientado as sua clientes! Deixem aqui nos comentários...
Abraços,
Elen Lima.
Hairstylist Colorimetrista e Educadora Proprietária do salão Villa Beauty