Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuidados básicos de limpeza e higiene com os materiais do salão de beleza

Cuidados básicos de limpeza e higiene com os materiais do salão de beleza
Alessandra Nascimento
out. 18 - 4 min de leitura
0680

Os profissionais da beleza precisam ter em mente a necessidade de estar sempre higienizando seus materiais, pois durante o dia são várias as clientes que entram no salão para realizar seus procedimentos. Muitas vezes se tem surpresas desagradáveis por falta de cuidados básicos.

Faz parte do dia do salão a utilização de vários materiais como escova, tesoura, espátulas, alicates, toalhas, pentes, baby liss, pranchas, secadores, lavatório entre outros.

Toalhas:

Devem ser lavadas com água e sabão, devemos evitar os amaciantes, pois algumas clientes podem apresentar alergia, precisamos ficar atentos a isso, devem ser passadas a ferro e embaladas em sacos plásticos. E deve ser trocada a cada cliente e no final do expediente nada de aproveitar as toalhas, elas devem passar novamente pelo processo de lavagem.

Materiais de depilação:

Devem ser descartáveis. As espátulas devem ser de madeira para assim serem descartadas após o uso, luvas devem ser descartadas, as ceras de rolon devem ser usadas de forma individual, pois entram em contato com a pele, podendo ser transmitido alguns problemas de pele, caso a cliente tenha.

As ceras depilatórias devem ser de uso único, nunca devemos reaproveitá-la independente do local onde tenha sido utilizada, pois o risco de transmissão de doenças é grande.

As folhas depilatórias precisam ser descartadas imediatamente após o uso.

O lençol também deve ser de uso único, nada de reaproveitar.

Caso necessite de lâminas para acabamentos, elas devem ser descartáveis a cada cliente.

Bico do secador:

Uma dica muito importante e que pouco profissionais observam ou fazem é a higienização do bico do secador, pranchas e lavatórios.

Bico do secador deve ser trocado ou higienizado com água e sabão e passado álcool 70%, pois este entra em contato com o cabelo da cliente (não deveria entrar, mas alguns profissionais acabam encostando), principalmente se estiver fazendo uso de produtos de alisamentos, progressivas... e resíduo de produto nos equipamentos em contato com um cabelo cacheado ou loiros, pode amarelar os loiros e acabar abrindo os cachos, após uma simples escova.

Prancha:

Devemos fazer também a higienização da prancha (chapinha) a cada cliente. Pode ser feita com pano úmido com água, mas lembre-se de sempre desligar o aparelho para a limpeza e pano úmido quase seco.

Lavatório:

Devemos sempre higienizá-lo a cada cliente, pois fazemos vários processos químicos que podem deixar resíduos no lavatório, ocasionando alguns acidentes na próxima cliente.

Passar sempre um pano limpo com álcool para a higienização.

Pentes, escovas, pincéis, espátulas e cumbucas, devem sempre ser lavados com água e sabão após o uso.

Escovas e pentes

Devemos retirar os cabelos das escovas com o cabo do pente e lavá-las. As de madeiras podem deixar secar naturalmente, e podem ser lavadas com água e sabão. Já as metálicas devem ser secas com um pano limpo para evitar a oxidação. Os pentes podem ser lavados também, isso deve ser feito a cada cliente que atendemos.

Evitar a secagem com secadores ou estufas, pois podem danificar as cerdas e diminuir a durabilidade e qualidade do produto.

Tesouras:

Devem ser lavadas com água e sabão e posteriormente emersas em álcool 70% durante 30 minutos. Secas com papel toalha.

Todos os materiais resistentes a altas temperaturas como alicates, espátulas, lixas metálicas, cortadores de unhas e afastadores de cutículas, podem ser esterilizados, desde que fabricados inteiramente em aço inoxidável.

É muito importante termos um ambiente agradável e de confiança para nossos clientes, pois assim elas  sempre estarão prestigiando este local.

A higienização do material de cada profissional é responsabilidade dele, cabe ao profissional manter seus materiais em ordem


Denunciar publicação
    0680

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.