Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cosmetologia: Polímero - Entenda os produtos que você usa

Cosmetologia: Polímero - Entenda os produtos que você usa
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Jan. 8 - 3 min read
0220

Polímero forma um filme no cabelo, mantendo os fios juntos até a próxima lavagem profunda, uso contínuo causa efeito acumulativo no fio do cabelo.

Na formulação química para cosméticos capilares, os polímeros são moléculas grandes formadas pela junção de pequenas moléculas unidas quimicamente, classificadas por homopolímero.

Podem ser de um tipo de molécula repetidas várias vezes ou composto de várias moléculas de dois ou três tipos diferentes.

Polímeros naturais

Teia de aranha, celulose, borracha, que podem ser sintetizados em laboratório para assumir as formas para o uso destinado.

Polímeros para cabelos

São encontrados em shampoos para espessar e manter a viscosidade do produto e manter a consistência para que não escorra entre os dedos ao ser posto na mão.

Alguns polímeros são usados no shampoo como estabilizadores da fórmula para ajudar manter a formulação em óleo, em água... São usados os polímeros para cada objetivo específico, são eles: hidrox - etil celulose, hidroxipropil- metil celulose, carboximetil harboxymetil, hidroxipropil e carbônero (ácido poliacrilico acralatis C10- 130 alacril acrelato.

Em condicionadores os polímeros são catiônicos, de carga positiva, pois o cabelo é de carga negativa. Esses polímeros agem na superfície do fio do cabelo e resistem a água, eles fazem com que as cutículas fiquem alinhadas com fios em aparência saudável e brilhante, evitando o embaraço e facilitando o pentear.

Tipos de polímeros em condicionadores

São os polyquartenium de nomenclatura INCI.

São usados nos condicionadores polímeros silicone em polyquartenium-7, polyquartenium-11 cloreto de hidroxil -propil, trinômio, dimeticone, amodimeticone.

Muito usado em cosméticos para cabelos os polímeros em glicol PEG solúveis em água, o número associado a nomenclatura ex: PEG-10 laurato sorbitano e PEG-150 distereato é indicativo de unidades de moléculas unidas repetidas presentes na fórmula, quanto maior o número mais será solúvel em água. É usada como emulsionante, viscosidade e umectante ao produto.

Os polímeros também estão presentes em finalizadores como lia-vin, gel, spray, protetor térmico para cabelos.

Quanto mais tecnologia investida na formulação do produto, mais será durável e percebido o efeito no cabelo.

O melhor uso dessa substância no cabelo é quando antes dos polímeros cumprirem seu objetivo, o fio, o cabelo tenha recebido antes os ativos necessários para promover a restruturação do fio de acordo com a necessidade, por isso o produto para cuidar da beleza dos cabelos não pode ser feito só de polímeros, antes de aplicar qualquer cosmético finalizador no cabelo de sua cliente, certifique-se se o cabelo recebeu antes os cuidados internos necessários.

Como profissionais da beleza não somos apenas aplicadores de produtos, temos que entender o porquê de cada ação e porque estamos oferecendo determinado serviço para a cliente... esse é o objetivo desse artigo.

Até o próximo encontro no Educadores da Beleza.


Report publication
    0220

    Recomended for you