[ editar artigo]

Córtex, lugar de transformação

Córtex, lugar de transformação

O córtex se encontra no fio de cabelo. Cabelo é cada um dos pelos encontrados no couro cabeludo, e consiste em um filamento de proteína que se desenvolve a partir de folículos encontrados na derme. 

O córtex possibilita que, quando o fio de cabelo tem contato com produtos com o pH alcalino ou ácido, ele se mantenha elástico, permitindo dobrar de tamanho e retornar ao seu estado normal sem danificar!

Também é responsável pela grande parte de massa capilar (em torno de 80 a 90%) e grande quantidade de ligações de enxofre rico num aminoácido muito importante (a cisteína) que possibilita as mudanças do fio.

Quando se trabalha com alisamento, clareamento, descoloração ou até mesmo com uma escova lisa ou cacheada,  está lidando diretamente com essa estrutura, que é o córtex. 

O córtex é a região intermediária onde transformarmos, de todas as formas a estrutura  do cabelo. Nesta região são encontradas as seguintes ligações químicas:

  • Ligação de salina; no simples ato de molhar o cabelo.
  • Ligação de hidrogênio; a deformação acontece quando transformarmos temporariamente o cabelo. 
  • Ligação de enxofre (também conhecido como ponte de sulfeto); só e rompida através de ação química(ex: como amônia) e sua transformação é permanente ou física (aquecimento) transformação temporária. 

O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são: 

  • Ortho córtex; tem baixa quantidade de substância enxofre (menos que 3%).
  • Para córtex; tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%).
  • Meso córtex; possui grande quantidade do aminoácido cistina. 

Matriz interior denominada córtex, composta por água, lipídios, melanina (responsável pela coloração) e alguns metais. Toda essa estrutura é envolta por uma substância chamada cutícula, responsável por evitar a desidratação do fio.

Acesse o vídeo abaixo para ter mais informação sobre o assunto.

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você