Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Correção de cor. Você sabe fazer? E por que é necessário?

Correção de cor. Você sabe fazer? E por que é necessário?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Aug. 15 - 4 min read
0520

Olá, que bom que está aqui. Já ouviu a expressão: Bom profissional não é só o que sabe fazer, mas aquele que também sabe corrigir.

Pensando nisso, compartilho esse artigo, que fala sobre esse assunto. Isso é mais comum do se pensa... então vamos ao assunto em questão de nossa aula de hoje.

A correção de cor se faz necessária quando se passa por uma mudança capilar.

Você já passou uma coloração, ou já fez uma em sua cliente e o resultado não ficou como o esperado?

Quando isso acontece, seja por erros durante a aplicação dos produtos, como pela escolha de tom errado, a melhor opção é realizar uma correção de cor. Ou quando feito o trabalho de mechas, abriu-se dois fundos de clareamento e a decisão foi optar pelo mais claro, só que um dos fundos ficou em evidência deixando o cabelo com dois tons.

 

O procedimento de correção tem como objetivo devolver à cliente o visual desejado.

ENTENDA QUANDO É NECESSÁRIO FAZER UMA CORREÇÃO DE COR NO CABELO

Em muitos casos, o erro acontece quando é realizado um retoque da raiz, como por exemplo: pode acontecer uma altura de tom errada quando essa região fica mais escura, ou mais clara do que o comprimento e pontas. Outro erro pode acontecer na realização de mechas. As vezes o tom das nuances são aplicadas mais claras que o fundo de clareamento e não tem pigmento suficiente pra garantir fixação duradoura, com isso logo o fundo de clareamento volta a ficar em evidência ou o tempo de pausa não é respeitado, fazendo com que fiquem amareladas ou alaranjadas.

Para se fazer uma correção pode ser utilizado tonalizantes, colorações ou descolorantes.

PROCEDIMENTOS 

Quando precisamos retocar uma raiz muito escura com comprimento e pontas descoloridas, a cor com a coloração planejada, usando a técnica matemática da colorimetria, deve ser feita com o oxidante correspondente a necessidade de quantos tons são necessários alcançar para igualar a cor de cumprimento e pontas.

Exemplo: Cor natural 4, com 5 cm de raiz crescida e o restante do cabelo, coloração desbotada em 6.66

Nesse caso, deve ser aplicado apenas na região próxima ao couro cabeludo. 

Lave o cabelo com shampoo anti-resíduo, seque e aplique uma coloração de boa qualidade, profissional, 6,66 com Ox de 30 VL.

Obs: Em se tratando de uma base escura se perde um tom.

No cumprimento e nas pontas já coloridos, o procedimento será outro, então vamos lá:

Utilize tonalizante 6.66 com Ox de 10 VL . No final do processo emulsionar tudo e  enxaguar sem usar shampoo para não desbotar a cor, apenas condicione bem.

Dessa forma a cor ficará renovada novamente.

Como corrigir mechas que a cor não está agradando sua cliente?

Ao tonalizar as mechas que ao alcançar um fundo de clareamento 8, que é amarelo laranja, mas na tentativa de conseguir um resultado mais claro foi aplicada super clareador 10,89. Perceba um detalhe, se com pó descolorante não foi possível alcançar um abertura de tom mais claro, por que com super clareador será?

Na verdade a ação do super clareador será apenas uma falsa impressão que clareou por um simples motivo: não existe fundo de clareamento 11, super clareador em base mais claro não tem pigmentos suficiente pra cobrir fundo de clareamento do 8 com quantidade de cor mais alto. Com isso esse cabelo logo volta a estar com o fundo de clareamento a mostra, amarelo alaranjado. Fazendo se necessário correção de cor dessas mechas que poderá ser feito com:

  • Tonalizante  8.89 + 1 cm de azul FP verde 
  • 8.1 de FP azul 
  • Medidas pra 30gr.

Para as clientes que desejam manter o cabelo bonito e saudável, tenha uma manutenção no salão com tratamentos de nutrição e reconstrução feitos a cada 15 dias, por pelo menos um mês.

Dessa forma, o córtex será selado e as cutículas voltarão ao alinhamento. No entanto, vale atentar que apenas um profissional cabeleireiro pode realizar o processo para evitar danos químicos e manchas nos fio.

Espero que eu tenha te ajudado.

Elizete Jardim

Cabeleireira Colorimetrista.

 


Report publication
    0520

    Recomended for you