[ editar artigo]

Conhecendo o cabelo: 3° Parte - Estrutura do folículo piloso

Conhecendo o cabelo: 3° Parte - Estrutura do folículo piloso

Como mencionei nos artigos anteriores, é importante conhecermos toda estrutura de nossa maior "MATÉRIA PRIMA", ou seja o CABELO.

Aqui neste artigo vou passar sobre a estrutura do folículo piloso, você sabe o que é? 

Folículo Piloso 

Os folículos pilosos desenvolvem-se durante os primeiros meses de vida intra-uterina. Após 22 semanas o feto tem folículos maduros. Passada esta fase, não há formação de novos folículos no corpo. O número de pelos, incluindo o cabelo que uma pessoa terá durante a vida, é determinado antes do nascimento.

Estrutura do Folículo piloso:

Os Principais elementos presentes no folículo piloso são:

a) Papila dermal - Responsável pelo controle do ciclo folicular.

 b) Bulbo - Região de crescimento do cabelo.

 c) Glândulas Sebáceas - Responsáveis pela produção do sebo, que é o elemento determinante no grau de oleosidade do cabelo. Elas estão presentes em todos os folículos pilosos, dentro da pele e do couro cabeludo. O sebo produzido passa através de um canal, emergindo a superfície pelo mesmo orifício que sai o cabelo e se espelha pelos fios e couro cabeludo.

d) Músculo eretor do pelo - O músculo eretor do pelo está associado a cada folículo piloso. Em dias frios, há maior contratação desse músculo e o pelo, automaticamente fica ereto, comprimindo as glândulas sebáceas e lançando mais gordura para superfície da pele e couro cabeludo.

 e) Vasos sangüíneos - Além dessas quatro estruturas, o folículo piloso possui muitos vasos sanguíneos. O inicio do crescimento do cabelo ocorre perto da base do bulbo. As células, ao atingirem a zona de queratinizacão, perdem água, formando assim uma proteína chamada queratina. Quando esse processo se completa, ocorre a morte celular, isto é, a partir de 2/3 do folículo piloso a haste do cabelo fica composta de células mortas, não havendo regeneração do cabelo.

 Em um cabelo danificado, se não houver tratamento em tempo hábil, a tendência será o aumento gradativo de danos e cuidados especiais, como a utilização de produtos adequados a cada tipo ou condição, se fazem necessários.

Agora vamos descobrir quais são os ciclos do Folículo Piloso:

O folículo piloso passa por três fases que constituem seu ciclo:

 a) Fase Anágena - É a fase do crescimento do cabelo. Neste estágio, dentro do folículo, as células crescem e se dividem continuamente ocorrendo o crescimento do cabelo. Ele aumenta 1 cm por mês. Esta fase dura de três a seis anos, e é responsável pelo comprimento atingido pelo fio de cabelo. Em geral, a fase anágena é mais longa no sexo feminino.

b) Fase Catágena - É a fase de transição e parada de crescimento capilar. A divisão celular diminui e para. O folículo sofre involução (movimento regressivo) e sua base se direciona a superfície da pele. Esta fase dura no couro cabeludo de três a quatro semanas.

c) Fase Telógena - Neste estágio, geralmente o cabelo se desprende e cai pelo fato de permanecer preso ao folículo apenas por sua base queratinizada e expandida. No couro cabeludo esta fase dura três a quatro meses. Em qualquer parte do couro cabeludo, encontram-se folículos nos três estágios do ciclo: 

 - 80 a 95% estão em fase anágena. 

- 1 a 2% em fase catágena. 

- 10 a 20% em fase telógena.

Você sabia, que no couro cabeludo, existem cerca de 100.000 folículos? Uma queda aproximada de 80 a 100 fios por dia deve ser considerada normal. Existem alguns fatores que podem influenciar o organismo e provocar queda de cabelo, tais como: 

  • Problemas hormonais. 
  • Alteração da circulação sanguínea ou produção de sebo.  
  • Doenças no couro cabeludo.
  • Fatores psíquicos, emocionais ou traumáticos. 
  • Mal uso de produtos químicos ou determinados medicamentos.

Nos casos de queda acentuada ou irritação do couro, o profissional deve orientar o cliente para que evite os produtos que estão utilizados e procure um médico dermatologista/tricologista.

No próximo artigo vou escrever sobre as funções do cabelo, se você gostou deste artigo salve para consultar sempre que precisar.

Encaminhe também para outros profissionais para que assim possamos cada vez mais transformar a vida com conhecimento!

Até o próximo artigo,

 

Elaine Domingues - Educadora

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elaine Domingues
Elaine Domingues Seguir

Lapidar talentos transformando a vida do profissional da beleza com o conceito: ”Trabalhar melhor, trabalhar menos e ganhar mais” Formada em Colorimetria Avançada por Alejandro Valente, Pivot Point e Academia L´oreal em Paris.

Ler conteúdo completo
Indicados para você