Um substantivo e um adjetivo que devem caminhar com os cabeleireiros: Ética e Moral.
A ÉTICA está associada aos valores morais que o orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto MORAL determina os costumes, normas, tabus estabelecidas por cada sociedade. O significado da palavra ÉTICA, vem de origem grega, “ethos”, que tem como sinônimo CARÁTER e MORAL têm origem do termo latino “morales” que tem haver com COSTUMES.
Na prática, o escopo da ética e da moral é similar. Ambas são responsáveis por estabelecer os alicerces que vão nortear a conduta do homem, determinando o seu caráter, o desinteresse ao próximo e virtudes, e por doutrinar a forma mais adequada de agir e comportar perante a sociedade.
Cerca de 69% dos clientes procuram outro salão de beleza devido a má qualidade no atendimento ou a impostura ética profissional.
No capitulo II do código de ética do profissional da beleza: Das responsabilidades fundamentais do profissional da beleza, artigo 2º, podemos destacar:
“...O profissional deve prestar assistência, sem restrições de ordem racial, religiosa, política ou social...”
No capitulo III, artigo 3º, dos deveres e das proibições, podemos destacar:
... V - fazer prévia anamnese do cliente, que submeter-se ao seu tratamento ou procedimento;
... VII - Identificar as necessidades de seus clientes;
... X - Ter boa visão, agilidade, coordenação motora, atenção, percepção de detalhes e conjunto, paciência, iniciativa, responsabilidade, assiduidade e hábitos de higiene;
... XI - Cumprir e fazer cumprir os preceitos contidos no Código de Ética dos Profissionais da Beleza;
No capitulo III, artigo 4º, das proibições aos profissionais;
... II - Usar títulos que não possua ou anunciar especialidades para as quais não está habilitado;
...III - Praticar atos de deslealdade com os colegas de profissão;
...IV – O profissional cometerá grave infração ético-disciplinar se deixar de atender às solicitações ou intimações para instrução nos processos ético-disciplinares;
...VI - Considera-se falta de ética da moral profissional, causar qualquer tipo de constrangimento a outro profissional, visando, com isso, conseguir para si o seu emprego, cargo ou função;
...IX - Publicar trabalhos científicos sem a devida citação da bibliografia utilizada, ou mesmo, deixar de citar outras publicações, caso o autor julgue necessário, ressalvando-se o caso em que o autor deixar notoriamente claro, que tais obras não foram reproduzidas para a elaboração do trabalho. Da mesma forma, não é lícito utilizar, sem referência ao autor ou sem sua autorização expressa, dados, informações ou opiniões, colhidas em fontes não publicadas ou particulares;
...X - Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe;
Algumas dicas do que se deve fazer e não deve fazer:
- higiene e asseio pessoal (pele, cabelo, barba, bigode, pelos, mãos e unhas);
- dentes limpos e hálito saudável;
- perfume e desodorante suave;
- maquiagem suave;
- vestimenta, acessórios e adornos compatíveis com a atividade;
- sapatos fechados, pois não é permitido o uso de sandálias, tamancos, chinelos, etc;
- Evitar acúmulos de clientes, para evitar fofocas e você não participar;
- Ser mais prudente com o colega de trabalho;
- Não desvalorizar o serviço de outro profissional para crescimento próprio.
Não tenha receio de ousar/mudar: o seu estabelecimento é um local muito ativo e todos os dias aparecem inovações. Não se feche às mudanças, invista num corte novo e ousado, se interesse pelas novas técnicas e esteja sempre bem-informado. Essa postura encoraja seus clientes a quererem mudar também!
Procure sempre o melhor: deixe de lado o comodismo e tenha ambições. Para isso, recicle seu conhecimento de vez em quando, faça contatos e não descuide da sua imagem.
Respire alto-astral: quem trabalha com o público deve saber que simpatia e educação são essenciais. Pratique constantemente ações cordiais, transpareça positividade e nunca se esqueça das palavras mágicas “por favor”, “obrigada” e “com licença”.
Fontes:
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