Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como usar fundo de clareamento na criação de cor?

Como usar fundo de clareamento na criação de cor?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
nov. 7 - 5 min de leitura
0250

Você sabia que para chegar no fundo de clareamento do cabelo tem que ocorrer reações químicas bem específicas, que nos permite ter acesso ao fundo de clareamento que queremos para alcançar a cor planejada e calculada com base no ensinamento da colorimetria capilar?

Parte dessa reação química está ligada ao fato do persufato de amônia e de peróxido de hidrogênio conter em suas moléculas oxigênio que se juntam, criando duas forças para maior descoloração.

Fique atendo (a) na coloração, é um pouco diferente.

O hidróxido de amônio da coloração tem como função eriçar cutículas, mas não tem oxigênio em sua molécula, com isso é possível alcançar apenas 1 a 4 tons de clareamento em cabelos naturais.

Bem, agora que já vimos como conseguir chegar no fundo de clareamento, temos de entender que no fundo de clareamentos encontramos cores em intensidades diferentes que podemos usar para realçar a cor ou diminuir a intensidade da cor.

Isso se dá por que as cores vermelho, laranja e amarelo se encontram em várias alturas de fundo de clareamentos diferentes com mais ou menos da cor que precisa.

Até mesmo na mesma altura há pequenas variações de cores no fundo de clareamento que faz toda diferença na criação de cor. Talvez você já tenha percebido a diferença, mas não se atentou o por que disso.

Quero dividir com você minhas descobertas em estudar o assunto. Sabemos que fundo de clareamento é o resíduo de cor natural, certo? No entanto, quando o cabelo é descolorido ou clareado podem ocorrer variações na quantidade desse resíduos de cor.

Acredito que você já percebeu que mesmo cabelos naturais, embora tenha a mesma altura de cor, como exemplo : natural 5- pode ter várias pessoas com essa altura de cor no cabelo, mas com variações na intensidade da cor, por que tudo depende da quantidade de pigmentos de cores primárias que a pessoa tem no cabelo, que pode ser diferente de uma pra outra.

Também é percebida essa diferença quando a cor é aplicada no fundo de clareamento exposto após a descoloração, pois pode acontecer de você fazer um trabalho de mechas na cliente no mesmo fundo de clareamento e tonalizar, conseguindo assim a cor planejada... fazer o mesmo em outra cliente no mesmo fundo de clareamento, a mesma mistura de cor e perceber uma pequena variação. Isso acontece por que o resultado vai ser de acordo com a qualidade de resíduos de cor que está nesse fundo de clareamento.

Tenho usado muito o termo perceber, por que perceber significa entender uma coisa mesmo que não seja óbvio ou não é visto logo de imediato pelo seus olhos. Para perceber é preciso usar a mente em um raciocínio lógico.

Na questão de fundo de clareamento quero que reflita.

Chegando ao entendimento claro, da importância de como se comporta a cor dentro do fundo de clareamento, é importante saber que esse conhecimento nos faz ser mais exigentes em respeito a escolha de produtos mais confiáveis, com a quantidade de cor certa que precisamos para neutralizar ou tonalizar.

Pensando nisso, eu como profissional que busca por melhores resultados, dou preferência a produtos em colorações e tonalizantes que suprem essa minha necessidade. Se tenho um problema a ser resolvido, preciso de algo que me dê segurança, que vai me dar a solução. Acredito que com você não é diferente.

O que vai me ajudar muito é ter a minha disposição um produto que eu saiba quanto tem de cor nele para resolver o meu problema, e isso tem que ficar evidente já na leitura da nomenclatura.

Vou te dar um exemplo :

Em altura do 6 é percebido no fundo de clareamento vermelho laranja, vermelho em maior quantidade. Então eu sei que está presente duas das cores primárias, vermelho e amarelo, só que o vermelho em maior quantidade.

Concorda que em uma rápida matemática sabemos que para neutralizar esse fundo de clareamento eu preciso da quantidade de cor equivalente para ter um equilíbrio perfeito na neutralização?

Então o fundo de clareamento está se comunicando comigo, está me mostrando quanto de cor eu preciso adicionar.

Claro que ter em mãos o produto que me mostre quanto ele tem de cor disponível para eu usar é muito melhor, nesse caso que eu apresentei a você, consigo a cor necessária em:

  • 6.28 onde eu tenho 2 como verde em junções entre amarelo e azul;
  • Verde em 30% ;
  • Azul 8, 20%.

Verde diminui a quantidade de vermelho, acrescenta amarelo, e o azul em 8 para resolver o problema do laranja., reflexo que se junta para o equilíbrio de cor perfeita para neutralização.

E se quiser um vermelho intenso vibrante, nesse mesmo fundo de clareamento tem a quantidade de cor ideal para a cor desejada.

Espero que de agora em  diante você saiba o quanto é importante entender sobre quantidade de cor no fundo de clareamento.

Até breve!


Denunciar publicação
    0250

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.