Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como nascem os fios de cabelo?

Como nascem os fios de cabelo?
Tereza Althman
Aug. 20 - 3 min read
0190

Os fios de cabelo nascem nos folículos pilotos que são estruturas situadas dentro da pele e o seu crescimento e tempo de vida são determinados pela atividade dos folículos que por sua vez é genética.

Os folículos pilotos desenvolvem- se durante os primeiros meses de vida intra uterina. Após vinte e duas (22) semanas e mais 5 meses, o feto tem os folículos  maduros. Não há formação de novos folículos no corpo após esse estágio, isto é, o número de pelos incluindo o cabelo que uma pessoa terá durante a vida, é determinado antes do nascimento.

 

Como o Folículo Piloso é formado?

O Folículo Piloso é formado por:

PAPILA PILOSA - que é responsável pela nutrição do pelo (alimento).

BULBO - região a partir da qual o cabelo cresce.

GLÂNDULA SEBÁCEA- responsável pelo sebo, material que determinará o grau de oleosidade do cabelo. As glândulas sebáceas estão presentes em todo folículo piloso; dentro da pele e no caso do cabelo (dentro do couro cabeludo).

GLÂNDULAS  SUDORÍPARAS - responsável pela produção do suor.

MÚSCULO ERETOR DE PELO - a cada folículo piloso temos um músculo do pelo e quando esse músculo é contraído (pelo frio), fica ereto. Esse fenômeno de ereção comprime as glândulas sebáceas e mais sebo é lançado para a superfície do folículo.

Onde ocorre o crescimento do cabelo?

O crescimento do cabelo ocorre nas primeiras camadas de célula do bulbo.

Quando as células atingem a zona de queratinização perdem água e forma - se uma  proteína denominada queratina. Com a queratinização completa ocorre  a morte celular, quer dizer que a  partir de dois terços do folículo piloso,  haste  do cabelo é formada por células mortas. Portanto o cabelo não se regenera.

Assim, o crescimento, o tempo de vida e a constituição protéica dos fios de cabelo  são determinados pelo folículo, isto é, dentro do couro cabeludo.

Se o fio não se regenera e está danificado, a tendência é que os danos aumentem  cada vez mais. Por isso é necessário a utilização de produtos adequados a cada tipo ou condição do cabelo.

Depois que nasce o fio de cabelo, podemos chama-lo de HASTE.

O cabelo é constituído por três partes distintas: CUTÍCULA, CÓRTEX E MEDULA.

CUTÍCULAS: São escamas protetoras sobrepostas que constituídas por aminoácido, cerâmica, graxos essenciais e minerais, agem como uma armadura que protege o fio dando brilho e mantendo o seu aspectos saudável.

CÓRTEX:  é o centro do fio e corresponde a 90 % da fibra capilar. Nele temos o DNA do cabelo, suas principais características como cor e até mesmo a sua resistência.

Quando realizamos algum processo químico é nele que estamos trabalhando  modificando sua cor, ou seja, sua estrutura, pois é formado por um conjunto de fibras unidas por uma grande concentração de queratina rica em enxofre e grãos de melanina.

A melanina é responsável pela cor do cabelo. Existem três tipos de melaninas:

  • Eumelanina - azul
  • Feomelanina - amarelo
  • Tricosiderina - vermelho

MEDULA:  localizada na parte central do fio, tem uma densidade celular composta  basicamente por células mortas e ocas. 

No primeiro instante da fase de germinação do fio, ela age direcionando um  novo fio em direção ao poro, tem pouca influência no cabelo formado.

 

Tereza de Moraes Althman

Sou cabeleireira, especializada em Colorimetria Avançada BY Alejandro Valente, proprietária do próprio Espaço de Beleza.

 

 

 


Report publication
    0190

    Recomended for you