Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como nascem os fios de cabelo?

Como nascem os fios de cabelo?
Tereza Althman
Mar. 14 - 3 min read
0180

Os fios de cabelo nascem nos folículos pilosos que são estruturas situadas  dentro da pele e o seu crescimento e tempo de vida são determinados pela  atividade dos folículos que por sua vez, é genética.

Os folículos pilosos desenvolvem-se durante os primeiros meses de vida intra uterina. Após vinte e duas semanas e mais cinco meses o feto tem os folículos maduros. Não há formação de novos folículos no corpo após esse estágio, isto é, o número de pelos, incluindo o cabelo que uma pessoa  terá  durante a vida  é determinada antes do nascimento.

Como o folículo piloso é formado?

O folículo piloso é formado por:

PAPILA PILOSA - (alimento) que é o responsável pela nutrição do pelo.

BULBO - raiz - região a partir da qual o cabelo cresce.

GLÂNDULAS SEBÁCEAS - responsável pelo sebo, material que determinará o grau de oleosidade do cabelo. As glândulas sebáceas estão presentes em todos folículos pilosos dentro da pele e no caso do cabelo,  dentro do couro cabeludo.

GLÂNDULAS SUDORÍPARAS - responsável pela produção do suor. Músculo eretor do pelo, a cada folículo piloso temos um músculo eretor do pelo. Quando esse músculo é contraído (ex: pelo frio), o pelo fica ereto. Esse fenômeno de ereção comprime as glândulas sebáceas e mais sebo é lançado para a superfície do folículo.

Onde ocorre o crescimento do cabelo?

Ocorre nas primeiras camadas de células do bulbo. Quando as células atingem a zona de queratinização perdem água e forma-se uma proteína denominada QUERATINA. Com a queratinização completa ocorre a morte celular, quer dizer que a partir de dois terços do folículo pilosos, a haste do cabelo é formada  por células mortas. Portanto, o cabelo não se regenera. Assim, o crescimento, o tempo de vida e a constituição proteica dos fios de cabelo são determinados pelo folículo, isto é, dentro do couro cabeludo.

Como o cabelo não se regenera, uma vez que esteja danificado, a tendência  é que os danos aumentem cada vez mais. Por isto são necessários os cuidados e principalmente, a utilização de produtos adequados a cada tipo ou condição do cabelo.

Depois que nasce o fio de cabelo, podemos chamar de haste.

O fio de cabelo é formado por três partes distintas:

CUTÍCULAS: São as escamas protetoras sobrepostas que constituídas por aminoácidos (ceramida e aminoácidos graxos essenciais) e minerais, agem como uma armadura que protege o fio, dando brilho e mantendo o seu aspecto saudável.

CORTEX: é o centro do fio e corresponde a noventa por cento (90%) da fibra capilar. Nele temos o DNA do cabelo, suas principais características como cor e até mesmo a sua resistência.

Quando realizamos algum processo químico, é nele que estamos  trabalhando, modificando sua cor ou sua estrutura formada por um conjunto de fibras unidas por uma grande concentração de queratina, rica  em enxofre e grãos de melanina. A melanina é responsável  pela cor no cabelo. Existem três tipos de melaninas:

EUMELANINA: azul

FEUMELANINA: amarelo

TRICOSIDERINA: vermelho

MEDULA: localizada na parte central do fio, tem uma densidade celular composta basicamente por células mortas e ocas. No primeiro instante da fase de germinação  do fio, ela agiu direcionando o novo fio em direção ao poro. Tem pouca influência no cabelo formado.

Obrigada Alejandro! Estudei no curso de Colorimetria Avançada e um um curso de Química que fiz há anos atrás.

 

Tereza Althman

 

 


Report publication
    0180

    Recomended for you