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Como manter um bom atendimento aos seus clientes?

Como manter um bom atendimento aos seus clientes?
Tereza Althman
Sep. 14 - 4 min read
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Seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, seu trabalho? Você sabe que uma cliente insatisfeita com o trabalho ou atendimento poderá se queixar  para alguém?

Estudo do comportamento humano mostra que cliente insatisfeito com o atendimento, ou serviço prestado, não volta até o seu salão para se queixar do serviço ou do atendimento, ele simplesmente muda de fornecedor.

Um cliente SATISFEITO com o seu serviço prestado, geralmente comenta sobre o lugar de trabalho prestado com aproximadamente três pessoas, já o cliente INSATISFEITO, comenta com dez ou mais pessoas.

Concorda que com esses dados acima acreditamos que o bom atendimento é  nossa melhor propaganda? Não é tarefa fácil, pois cada cliente possui características diferentes.

Vamos conhecer nós mesmos, observar nossa postura, a voz, aparência, comportamento, as palavras, a educação... Para eliminar alguns costumes, é preciso ter seriedade e conhecer nossas limitações, nossos defeitos e nossas qualidades, quando nos damos conta que temos defeitos, imperfeições, chegamos a conclusão  que todos são iguais em sua essência.

Os profissionais trabalham para conquistar o mundo, isso faz parte do cotidiano, não somente sobreviver, mas para conseguir se aprimorar, adquirir mais conhecimento e por em prática. 

O cliente é a pessoa mais importante em qualquer  tipo de negócio, não depende de você, mas você depende dele, pois ele não interrompe seu trabalho, ele é  o propósito do seu trabalho, é a parte essencial do negócio, não uma parte descartável, não significa só dinheiro no caixa, é um ser humano com sentimentos  e precisa ser tratado com todo respeito, merece toda atenção e cortesia possível. O cliente é quem faz parte do seu salário, pois sem CLIENTE, você  ficaria de braço cruzado . Nunca se esqueça disso!!!

Quer entender alguns perfis de clientes? Vamos lá!
 

PERFIL 1: demonstra muita segurança, tem postura exigente e superior. Como tratá-la?

Permita  que ela exponha os seus conhecimentos, tenha paciência e aprenda a valorizar e elogiar seus conhecimentos criando empatia.

PERFIL 2: reclama de tudo, acha tudo muito caro, é extremamente negativa e insatisfeita. Como tratá-lo?

Na verdade o que ela precisa é de muita atenção, paciência, ação e firmeza. Tenha sempre uma atitude imediata e positiva.

HOSTIL: é agressiva e provocante, adora colocar o profissional em situações  difíceis. Na verdade adora aparecer. Como tratá-la?

Deixe- a falar, não se abale e seja amistoso. Demonstre muito amor pelo seu trabalho e pela sua profissão.

APRESSADA: sempre entra voando e sai correndo, nunca tem tempo e quer um atendimento rápido. Como tratá-la?

Procure ser mais ágil e observador, isso facilita o seu entrosamento e permitirá que você possa atendê-la em sua característica e obter satisfação. 

Tendo em vista que o cliente é mais importante para o nosso negócio, temos que saber conversar, saber se desculpar por um erro seu ou de um funcionário, ter sempre sua agenda em dia, conhecer o seu trabalho e gostar do que faz.

Deveres de um profissional

  • RESPONSABILIDADE: ter comprometimento;
  • LEALDADE: ser sincero;
  • HONESTIDADE: ser honesta com as pessoas que o cercam;
  • SIGILO: saber ouvir e guardar pra si própria (ética profissional);
  • COMPETÊNCIA: procurar ser sempre um profissional competente (adquirir conhecimento) e  saber por em pratica; 
  • PRUDÊNCIA: ser seguro naquilo que vai  fazer, passar segurança para seu cliente;
  • CORAGEM: sempre ouvir, pois as vezes ser corajoso ainda não satisfaz o cliente;
  • PERSEVERANTE: insistir em tudo que vai fazer, nunca desistir;
  • COMPREENSÃO: ser tolerante, procurar cada vez mais ouvir a medida que seu trabalho possa prosseguir;
  • HUMILDADE: ser sempre humilde com o próximo;
  • IMPARCIALIDADE: ficar sempre na sua, não deve participar de fofocas;
  • OTIMISMO: ser alegre, esperançoso e passar isso para seu cliente.


 

TEREZA ALTHMAN- cabeleireira com mais de trinta e cinco anos de profissão Colorimetrista FORMADA no Colorimetria Avançada pelo  Educador ALEJANDRO VALENTE e proprietária do próprio espaço de beleza.
 


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