Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como escurecer o cabelo?

Como escurecer o cabelo?
Lucas Marconato
Jun. 8 - 8 min read
0580

Olá meu amigo cabeleireiro, cabeleireira aqui do portal equipe valente. Eu sou Lucas Marconato Colorimetrista, e nessa matéria quero falar com você sobre como escurecer o cabelo.

Após o fim da novela " O outro lado do paraíso" a atriz Fernanda Rodrigues que interpretava o papel de Fabiana, decidiu mudar seu visual e optar por tons mais escuros e naturais. 

Se amanhã sua cliente que é loira vai até seu salão e decide voltar ao tom natural, como você iria escurecer o cabelo dela?

Meu amigo cabeleireiro (a) você sabe escurecer o cabelo?

Parece uma pergunta simples, mas quantas vezes já aconteceu de escurecermos o cabelo e ele revelar tons indesejados? Como todo profissional cabeleireiro, e que deseja entregar o melhor resultado para sua cliente, é importante quando também falamos em escurecer, fazer o diagnostico para perceber como o cabelo está para receber um novo processo químico, nesse caso o escurecimento dos fios.

Muitas vezes o cabelo quando é descolorido, com o desejo da cliente de ficar sempre mais loira, e esse cabelo não é tratado com frequência e a cliente não faz o uso de produtos de manutenção em casa indicado pelo profissional, esse cabelo tende a ficar fragilizado e poroso (caso você não entenda o que é cabelo poroso acompanhe essa matéria para entender melhor):

https://equipevalente.com.br/blog/o-que-e-cabelo-poroso-e-como-tratar-esse-cabelo

Pelo fato desse cabelo estar fragilizado e poroso, ele não vai conseguir segurar a cor que será aplicada para escurecer, e em poucas lavadas o cabelo irá revelar o debotamento da cor, e a cliente não ficará satisfeita, por isso antes de escurecer o cabelo é importante o diagnóstico e se preciso for proceder com algumas sessões de tratamento. 

Até aqui já entendemos que para se escurecer, o cabelo precisa estar em condições saudáveis. 

Outro fator importante para trabalhar com escurecimento é conhecer sobre fundo de clareamento, conhecer a cor que cada fundo de clareamento contém, para entender qual cor será aplicada, porque todas as vezes que vamos escurecer o cabelo, é preciso devolver as cores que o cabelo perdeu em um processo de descoloração, não podemos simplesmente aplicar apenas a cor de desejo da cliente pensando que essa cor irá ter fixação, revelar a cor desejada e não conter o reflexo indesejado. 

Uma das normas da colorimetria capilar é que sempre ao escurecer, o reflexo dourado que em muitas colorações é representado pela nomenclatura 0.3 0/3 ou 0,3 precisa estar presente na mistura, então precisamos adicionar no cabelo a cor de desejo mais o reflexo dourado e também o reflexo cinza que contém azul. Esse azul do cinza vai ter como função apagar o possível reflexo dourado que possa revelar, já que estamos aplicando o dourado e assim revelar o tom com naturalidade sem reflexo. Para exemplificar essa mistura de combinação de cores, vou deixar aqui alguns exemplos:

Cabelos com fundo de clareamento 6 (vermelho laranja) 7 (laranja) e 8 (amarelo laranja). Essa seria a combinação ideal para se trabalhar no escurecimento do cabelo, então para escurecermos o cabelo que esteja no fundo de clareamento 8 (amarelo laranja) para o natural 6.0 a combinação seria a cor de desejo 6,0 mais o reflexo dourado para ter a fixação 6,3 e o reflexo cinza 6,1 para revelar o tom natural sem reflexo, e o resultado seria um 6,0. Caso o desejo da cliente seja escurecer em um tom mais escuro como 5,0 ou 4,0 as combinações seriam as mesmas, com o dourado e cinza, o que mudaria seria a cor de desejo, e os reflexos precisam estar na mesma altura de tom do desejo, é de extrema importância que essas combinações sejam todas preparadas em partes iguais, por isso é fundamental que o profissional cabeleireiro utilize a balança.

Veja a importância da balança nessa matéria 

https://equipevalente.com.br/manage.app#!/content/articles/5a109991fbe89e330a6691d0

Você percebeu que no exemplo acima eu deixei de fora os fundos de clareamento 9 e 10? Isso porque nos fundos de clareamento 9 e 10 o cabelo já esta totalmente sem o resíduo de vermelho.

Veja o gráfico abaixo: 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Entendemos que quando vamos escurecer precisamos devolver as cores que estão faltando no cabelo, nos fundos 9 e 10 precisamos devolver o vermelho que não existe mais nesses fundos de clareamento.

Mas então como ficaria essa combinação de reflexos?

Vamos aqui trabalhar com o exemplo citado acima de escurecer para o tom 6,0:

A combinação seria aplicar o 6,0 que é a cor de desejo, aplicamos também o 6,1 que é cinza e contém azul, e precisamos devolver azul e também esfriar os demais reflexos para revelar um tom natural, aplicamos o 6,3 que é dourado para ter a fixação e o 6,4 que é cobre e nesse cobre contém o vermelho que precisa ser devolvido ao fundo de clareamento 9 ou 10 que não tem mais o vermelho, e o resultado dessa combinação de reflexos seria um 6,0. 

Você percebeu a diferença em escurecer um cabelo que está em fundo de clareamento diferente?

Por isso citei acima que é preciso ter o conhecimento sobre fundo de clareamento para ter um bom resultado ao se escurecer, caso essa combinação de reflexo não seja respeitada o resultado será um escurecimento sem fixação da cor e o cabelo revelará tons indesejados, e isso seria um erro quando falamos em escurecer e revelar um tom natural, o cabeleireiro (a) esperto sabe que não pode vacilar em determinados procedimentos porque isso pode custar o seu cliente ou a sua cliente e também futuros clientes, por isso é importante lembrar que "O conhecimento nos leva a direções certas".

Hoje também é comum os homens estarem frequentando os salões e  mudando a cor dos cabelos, optando por tons mais claros ou por tons mais platinados, e depois de algum tempo desejam voltar no seu tom natural. 

Recentemente o atleta e jogador de futebol Lucas Rafael Araújo Lima, mais conhecido como Lucas Lima,  jogador de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, também optou em clarear seu cabelo e depois de algum tempo, optou em escurecer para seu tom natural. 

 

Já falamos aqui sobre as sequencia de reflexos, sobre fundo de clareamento e que o cabelo precisa estar em condições saudáveis para receber o escurecimento.

Vamos falar agora sobre qual a melhor e mais indicada água oxigenada, ox, peróxido de hidrogênio para se trabalhar quando vamos escurecer.

Vou aqui usar o termo ox , muitos pensam que é preciso uma ox de volumagem alta como 20 ou 30 volumes para se escurecer o cabelo, porém já vimos que o que vai dar a fixação é o dourado e a cor de desejo ou seja a base 6,0 como nos exemplos acima, então perceba que a ox fica em segundo plano, quando falamos em escurecimento e fixação, porque quando estamos escurecendo não precisamos da força da ox e sim dos pigmentos, por isso usamos o termo técnico depósito de pigmento, e para esse depósito de pigmento precisamos de uma ox de no máximo 10 volumes. Se é no máximo 10 volumes então podemos trabalhar com ox de 10, 8, 6, 5 ou ate mesmo 4 volumes, com isso vamos ter menos agressão ao escurecer e teremos a fixação dos pigmentos que contém na sequência dos reflexos.

Outro fator importante é quando vamos lavar o cabelo, ao lavar não é necessário fazer o uso de shampoo, para não ter parte da perda dos pigmentos que foram recém aplicados. Utilize somente água e após retirar toda a coloração faça a finalização com um bom tratamento profissional. Também é importante orientar as clientes para que elas possam ter em casa um shampoo e condicionador que mantenha a cor, será preciso ser um shampoo profissional que tenha seu P.H compatível com o P.H do cabelo.

Nessa matéria decidi colocar uma das técnicas para se ter sucesso em escurecimento, em breve estarei publicando outras técnicas para trabalhar com escurecimento, e também como escurecer e revelar o reflexo desejado pela sua cliente.

 

Deixe seu comentário abaixo que terei o prazer de interagir com todos. 

Um abraço a todos 

Lucas Marconato - Colorimetrista 

 Instagram:  https://www.instagram.com/lucasmarconatocolorimetrista/

 


Report publication
    0580

    Recomended for you