Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como entregar um loiro dourado no resultado das mechas?

Como entregar um loiro dourado no resultado das mechas?
Cristiane Rodrigues
Nov. 13 - 4 min read
01060

Já sabemos que quando descolorimos o cabelo, retiramos os pigmentos naturais ou artificiais ali presentes. Então, dependendo da altura de tom em que estamos saindo, vamos encontrar algumas cores no processo de descoloração, que é o resíduo da cor, mas como podemos ter um dourado como reflexo, que não tenha nada de laranja? A primeira coisa a ser analisada é a estrutura e as condições físicas do cabelo, mediante a um teste de mechas.

Analisamos em qual fundo de clareamento conseguimos chegar mantendo a saúde do cabelo, então feito isso iremos identificar a cor de fundo de clareamento, que está presente no cabelo e que será nossa aliada ou não para que o dourado apareça como reflexo.

Nas alturas de 8 (amarelo laranja), 9 (amarelo) e 10 (amarelo claro) encontramos uma concentração maior ou menor de amarelo... então vamos supor que temos um natural 5.0 (castanho claro) e na descoloração alcançamos o fundo de clareamento 8 (amarelo laranja), qual nomenclatura você aplicaria? Bom, essa é uma questão que envolve uma matemática da cor que já existe no cabelo, com a cor que será aplicada, muito se trabalha com matizações e receitas onde não se leva em conta essa matemática, portanto acontecem muitos erros que podem não aparecer na hora, mas que não duram nem 2 lavagens.

Muito se falou de platinados, por isso tantas receitas envolvendo máscaras azuis, pretas dentre outras misturas que também não envolvem a matemática da colorimetria, mas queremos um dourado aqui, então vamos fazer um cálculo?

O fundo de clareamento do 8 é o amarelo laranja, então já identificamos nosso aliado: (o amarelo), e o nosso inimigo que é o: (resíduo do vermelho) que ainda está ali, seria o laranja... então precisamos esconder esse reflexo, a cor que neutraliza o laranja é o azul, então preciso ter azul na mistura. É preciso também respeitar a altura de tom que estou, que é o 8.

Uma nomenclatura que encontramos em muitas empresas é o (8.1) loiro claro cinza representado pelo verde e azul na maioria das empresas, então iremos fazer o cálculo com essa nomenclatura. O cinza sendo (verde e azul) no verde contém azul, então 2 partes de azul nessa mistura irá neutralizar o laranja e esfriar parte do amarelo, desse fundo de clareamento, mas ainda existirá ali como reflexo. Esse reflexo se junta com o amarelo do verde e se revela como dourado, mais ou menos intenso, dependendo da empresa que trabalhamos (pois o fundo de pigmento das empresas irá variar a intensidade desse reflexo dourado).

Obs: Devemos lembrar que cores quentes não se neutralizam, elas se juntam diluindo um pouco a cor, mas não deixam de ser quentes, apenas intensificam esquentando mais esse reflexo.

Ao usar o 8.1 neutralizamos o laranja e direcionamos para o reflexo dourado, por tanto temos como resultado um dourado na altura de 8, dessa matemática.

Precisamos usar a matemática da colorimetria para entregar as cores desejadas. É importante fazer esse cálculo, qualquer cor feita dessa forma irá ser duradoura, luminosa ou intensa, independente de ser platinados ou dourados, a matemática tem que ser usada, do contrário será muito difícil a entrega de resultados e você precisará contar com a sorte, que com certeza não é a melhor saída para que sejamos profissionais qualificados e respeitados em nossa profissão!!


Report publication
    01060

    Recomended for you