Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como entregar a cor da foto?

Como entregar a cor da foto?
Juh Rodrigues 💎
Aug. 2 - 5 min read
0200

Quando me formei cabeleireira, entregar a cor era a minha maior dificuldade. Não entendia como faria isso. Olhava para o cabelo da foto e nem ao menos sabia identificar que cor era aquela, muito menos saberia que cor aplicar para que o cabelo da cliente ficasse igual. 

Isso me atormentava muito. Eu nunca quis ser a cabeleireira que coloca a culpa de ter dado errado no cabelo da cliente. Sempre pensei que se alguém conseguia fazer aquele cabelo da foto eu também poderia aprender. Foi quando entendi que precisava entender colorimetria.

Encontrei diversos cursos mas o "Colorimetria Avançada" me chamou muito a atenção e eu ainda não tinha ideia do quanto eu precisava aprender até virar aluna nesse curso maravilhoso.

Saber entregar a cor da foto não foi só o que eu aprendi, mas, é o que quero compartilhar com vocês hoje e espero que esse conteúdo te ajude de alguma maneira.

Bom, eu imaginava que tinha que saber qual cor aplicar. Mas aprendi que entregar o desejo da cliente envolve muito mais do que isso, começando pelo diagnóstico.

Faça um bom diagnóstico, faça perguntas específicas sobre o histórico do cabelo da cliente, o que ela deseja e o que ela não deseja de forma alguma. É de extrema importância que você tenha mais de uma foto de referência pois as fotos são recheadas de efeitos e luzes que mudam o resultado real. Leve em conta o tamanho da mudança, se talvez a cliente estiver passando por um momento difícil e quiser uma mudança radical, mas quando aquele momento passar ela pode se arrepender muito, ou até mesmo quando se olhar no espelho já se arrependa, então converse muito com a cliente. 

Segundo passo de extrema importância e que não podemos abrir mão é o teste de mechas. Através do teste de mechas você terá um mapa real que te levará ao desejo da cliente, ou não. Nem sempre o cabelo vai passar no teste, talvez ele não aguente o processo ou não chegue no fundo de clareamento ideal e nesses casos você não deve forçar e sim apresentar outras opções para a cliente, tanto de tratamentos que fortaleçam o fio, quanto de cor mesmo. Apenas lembre-se de explicar todo o processo e o que você conseguirá entregar antes de começar.

Estando teste de mecha ok e com o desejo da cliente dentro das possibilidades, faça a técnica escolhida com cuidado e capricho, não tenha pressa. As vezes você quer fazer um processo rápido e acaba manchando o cabelo, a raiz e a correção dessas manchas vai demorar muito mais do que fazer um trabalho dedicado logo de início. 

Ao escolher a técnica lembre- se de analisar como a cliente costuma usar o cabelo no dia a dia, lembre-se de que ela vai prender o cabelo então um contorno mesmo que discreto será bem vindo. Já viu aquele cabelo com mechas que quando preso mais parece um moicano loiro? Então, isso pode ser insatisfatório para cliente.

Confira sempre os papéis para não deixar passar do fundo de clareamento ideal. Lave as mechas com shampoo e vá fazer sua mistura de tonalização, respeitando o fundo de clareamento alcançado e o desejo da cliente.

Essa é a hora de você se lembrar que a cor desejada não é a cor aplicada. 

O cabelo tem cor e a cor que você colocar na cumbuca vai somar as cores do fundo de clareamento. Essa soma irá neutralizar, intensificar ou direcionar um reflexo.

Uma dica importante é: se tem a cor no cabelo e na cumbuca ela irá se revelar, então se a cor que tem no cabelo não é a cor que a sua cliente deseja, não coloque ela na cumbuca. Veja esses exemplos:

A cliente deseja um dourado na altura de 8, se você aplicar dourado (8.3), revelará um 8.334 que ela não vai gostar e não é uma cor comercial. Mas por quê? O fundo de clareamento da altura de 8 é amarelo laranja, se você aplicar 8.3 (amarelo/dourado) ele vai se somar ao amarelo do fundo de clareamento e o laranja continuará lá, então você terá um amarelo intensificado com resíduo de laranja. Mas o que devemos aplicar então? 

Aplique 8.1, esse cinza contém azul que irá neutralizar o laranja e sobrar o dourado que já tem no cabelo, assim terá um dourado bonito e comercial. 

Essa matemática se dá em qualquer situação, se não quer uma cor em evidência no cabelo neutralize ela com uma cor fria, agora se quer intensificar o fundo de clareamento aí nesse caso a cor desejada será a cor aplicada. 

Sempre que for escolher a cor para aplicar, some o que já tem com o que vai colocar.

Assim será muito mais fácil entregar a cor que sua cliente deseja.

 

Espero ter te ajudado com esse artigo. 

Estou deixando o link aqui de uma live no meu Instagram sobre direcionamento de reflexo. Onde fica tudo mais claro.

Atenciosamente

Juh Rodrigues 💎

Live direcionamento de reflexo:

https://www.instagram.com/tv/Cetyl5zpzYk/?igshid=YmMyMTA2M2Y=


Report publication
    0200

    Recomended for you