[ editar artigo]

Você sabe o que é matemática da colorimetria?

Você sabe o que é matemática da colorimetria?

A matemática das cores que todo cabeleireiro precisa saber.

Por que matemática da colorimetria? Porque em nossa profissão, na especialização colorimetria capilar trabalhamos com cálculos.

Se vamos colorir o cabelo temos que contar quantos tons precisamos alcançar para calcular a força do oxidante para entregar a cor desejada. Lembrando que o oxidante tem 4 forças para clareamento.

  • 3% (10 volumes que abre 1 tom) 
  • 6% (20 volumes até 2 tons)
  • 9% (30 volumes que abre até 3 tons)
  • 12% (40 volumes que abre até 4 tons)

Ao aplicar a cor em cabelo tem que fazer o cálculo se baseando pela cor do fundo de clareamento, tendo em mente que a cor aplicada vai somar com a cor de fundo de clareamento, tanto no FC exposto como no cabelo natural.

Exemplo: Se a altura do fundo de clareamento alcançado for 6, vermelho laranja, e o desejo for neutralizar para 6.0, tem que apagar a cor de fundo de clareamento do 6, que é uma cor dupla, o que neutraliza o vermelho. Verde, e o que neutraliza o laranja. O azul então terá que aplicar 6.1 + 2 centímetro de corretor verde. Ou 6.2 sendo 2 reflexo mate . O verde é formado de azul e amarelo, então o azul do verde neutraliza o laranja do fundo de clareamento do 6.

Se o desejo for 6.3 tem que neutralizar o fundo de clareamento vermelho laranja, adicionar a cor que vai revelar o dourado 6.3 + 2 centímetro de corretor verde. 

O que segue são informações adicionais:

Embora o que o nosso olho enxerga é marrom cendre (a cor natural da altura de tom) as cores primárias estão no fio em quantidades diferentes para cada altura.

Cor é o reflexo da luz na superfície do fio, quando bate a luz no fio do cabelo a luz não reflete a cor separado porque elas estão em equilíbrio perfeito criado por Deus, assim a luz reflete o marrom cendre. Por isso que independente em que altura esteja nós usamos o termo técnico para neutralização marrom, embora o que o nosso olho visualiza, seja:

  • Preto
  • Castanhos
  • Claro Loiro escuro
  • Loiro médio
  • Loiro claro
  • Loiro muito claro
  • Loiro claríssimo

Se não gosta muito de matemática, acredite por amor a Colorimetria capilar, você vai gostar.

Se quiser sugerir um tema para o próximo artigo, ficarei agradecida pela sugestão.

Até breve nos vemos por aqui no Educadores da Beleza.

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetrista
Elizete Jardim. Colorimetrista Seguir

Elizete jardim ,especializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você