[ editar artigo]

Como determinar o Valor do Serviço?

Como determinar o Valor do Serviço?

Corte de cabelo;

Mechas, Luzes, Reflexos;

Tratamento capilar ;

Serviços...

5 dicas para precificar serviços da maneira correta em seu salão

 

O valor que você cobra é justo?

É justo para quem?

Primeiro deixa eu te fazer outra pergunta:

Quando você começou na profissão quanto era:

  • Um tudo de coloração?

  • Pó descolorante?

  • OX?

E quanto é hoje?

(Responda nos comentários por favor)!

Há 5 anos você cobrava quanto?

  • Mechas
  • Corte

Quanto cobra hoje?

O que determina o valor que você cobra?

  • É o vizinho?

  • A região?

  • A cliente?

Na verdade o que determina é:

  • Sua experiência;

  • Estrutura;

  • Sua Autoridade!

Salão de beleza imagens de stock, fotos de Salão de beleza | Baixar no  Depositphotos

Vamos entender:

Experiência para Cliente:

  • Lugar bem posicionado;

  • Ter estacionamento;

  • Ambiente: claro, bonito, limpo;

  • A cliente se sentir bem.

Estrutura: 

  • Salão de shopping;

  • Salão de Rua.

Tem muita diferença se o salão é no shopping ou na rua. O custo para manter o negócio, as despesas são bem diferentes, além do valor que a cliente está disposta a pagar. A experiência do shopping por si só tem valor agregado! Mas isso não quer dizer que você não possa cobrar o valor de shopping! Depende da sua Autoridade (já vamos falar sobre isso). 

Uma coisa todos precisamos ter em mente como empresários...

Precisamos calcular:

  • Receita

  • Custo

  • Lucro

Receita: O valor que entra no salão a cada mês.

Custo: O valor que paga fixo do mês (independente do número de clientes), água, luz, aluguel, internet...

Lucro: O valor que sobra depois de pagar as contas do salão

Autoridade:

  • Quem você é?

  • O que faz?

  • No que é especialista?

  • Como te percebem?

Liderança: Poder ou Autoridade? – Jornal Gazeta InformativaQuanto maior seu "valor" percebido pela cliente e no setor, maior será o preço dos serviços que realiza! Mais a cliente estará disposta a pagar!

Para não perder dinheiro:

  • Não faça pacotes;

  • Cobre o produto separado;

  • Cobre o serviço separado do produto.

Se a cliente entender pelo o que está pagando, você não terá problemas em cobrar. Ao cobrar o serviço separado do produto o que se divide com o salão é o serviço. O profissional sabendo cobrar o serviço não sairá prejudicado.

Formas do Salão pagar o colaborador:

  • 50% mão de obra / produto do salão;

  • 30% colaborador do valor total / 70% salão (arcando com os produtos);

  • 50% o salão fica com o custo do produto (o salão quebra).

Qual das % acima é a sua?

Tenha o pensamento de empresário!!

"Se quiser ficar com uma % muito grande o salão quebra"

 

A melhor forma de valorizar o seu serviço é ser percebido como referência!!

  • Cabeleireiro TOP.

  • Influencer.

  • Educador influencer.

Cabeleireiro TOP: Reconhecido no bairro como um dos melhores.

Cabeleireiro Influencer: Posta nas redes sociais seus trabalhos e tem audiência de clientes

Educador Influencer: Posta nas redes sociais seus trabalhos, tem audiência de clientes é seguido por cabeleireiros e influencia no aprendizado deles.

Os valores que cobra depende da forma como se posiciona e do tamanho da sua autoridade. Quanto maior a autoridade, mais a cliente está disposta a pagar. 

Entendeu que não existe uma tabela nacional, estadual e nem municipal para os serviços que nós cabeleireiros oferecemos?

Pode-se fazer um trabalho de mechas por R$100,00 ou por R$1.000,00, a diferença está na capacitação e autoridade do profissional, percebida pela cliente.

Assim o conhecimento colocado em prática é o que faz toda a diferença nos valores cobrados.

Entendido isso e dica que te dou é:

  • Entenda quanto vale a sua hora de trabalho.
  • Cobre por hora e não por serviço!

Faz sentido pra você? Me conta aqui nos comentários.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Alejandro Valente
Alejandro Valente Seguir

Colorimetrista Educador - Considerado especialista na área de educação profissional, seu programa de cursos e workshops tem reconhecimento internacional. Profissional a 18 anos, idealizador do curso EAD online de COLORIMETRIA avançada

Ler conteúdo completo
Indicados para você