Corte de cabelo;
Mechas, Luzes, Reflexos;
Tratamento capilar ;
Serviços...
O valor que você cobra é justo?
É justo para quem?
Primeiro deixa eu te fazer outra pergunta:
Quando você começou na profissão quanto era:
Um tudo de coloração?
Pó descolorante?
OX?
E quanto é hoje?
(Responda nos comentários por favor)!
Há 5 anos você cobrava quanto?
- Mechas
Corte
Quanto cobra hoje?
O que determina o valor que você cobra?
É o vizinho?
A região?
A cliente?
Na verdade o que determina é:
Sua experiência;
Estrutura;
Sua Autoridade!
Vamos entender:
Experiência para Cliente:
Lugar bem posicionado;
Ter estacionamento;
Ambiente: claro, bonito, limpo;
A cliente se sentir bem.
Estrutura:
Salão de shopping;
Salão de Rua.
Tem muita diferença se o salão é no shopping ou na rua. O custo para manter o negócio, as despesas são bem diferentes, além do valor que a cliente está disposta a pagar. A experiência do shopping por si só tem valor agregado! Mas isso não quer dizer que você não possa cobrar o valor de shopping! Depende da sua Autoridade (já vamos falar sobre isso).
Uma coisa todos precisamos ter em mente como empresários...
Precisamos calcular:
Receita
Custo
Lucro
Receita: O valor que entra no salão a cada mês.
Custo: O valor que paga fixo do mês (independente do número de clientes), água, luz, aluguel, internet...
Lucro: O valor que sobra depois de pagar as contas do salão
Autoridade:
Quem você é?
O que faz?
No que é especialista?
Como te percebem?
Quanto maior seu "valor" percebido pela cliente e no setor, maior será o preço dos serviços que realiza! Mais a cliente estará disposta a pagar!
Para não perder dinheiro:
Não faça pacotes;
Cobre o produto separado;
Cobre o serviço separado do produto.
Se a cliente entender pelo o que está pagando, você não terá problemas em cobrar. Ao cobrar o serviço separado do produto o que se divide com o salão é o serviço. O profissional sabendo cobrar o serviço não sairá prejudicado.
Formas do Salão pagar o colaborador:
50% mão de obra / produto do salão;
30% colaborador do valor total / 70% salão (arcando com os produtos);
50% o salão fica com o custo do produto (o salão quebra).
Qual das % acima é a sua?
Tenha o pensamento de empresário!!
"Se quiser ficar com uma % muito grande o salão quebra"
A melhor forma de valorizar o seu serviço é ser percebido como referência!!
Cabeleireiro TOP.
Influencer.
Educador influencer.
Cabeleireiro TOP: Reconhecido no bairro como um dos melhores.
Cabeleireiro Influencer: Posta nas redes sociais seus trabalhos e tem audiência de clientes
Educador Influencer: Posta nas redes sociais seus trabalhos, tem audiência de clientes é seguido por cabeleireiros e influencia no aprendizado deles.
Os valores que cobra depende da forma como se posiciona e do tamanho da sua autoridade. Quanto maior a autoridade, mais a cliente está disposta a pagar.
Entendeu que não existe uma tabela nacional, estadual e nem municipal para os serviços que nós cabeleireiros oferecemos?
Pode-se fazer um trabalho de mechas por R$100,00 ou por R$1.000,00, a diferença está na capacitação e autoridade do profissional, percebida pela cliente.
Assim o conhecimento colocado em prática é o que faz toda a diferença nos valores cobrados.
Entendido isso e dica que te dou é:
- Entenda quanto vale a sua hora de trabalho.
- Cobre por hora e não por serviço!
Faz sentido pra você? Me conta aqui nos comentários.