Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como cortar cabelos? Cabeleireiro iniciante

Como cortar cabelos? Cabeleireiro iniciante
CLAUDINEY Ravaglia
Dec. 5 - 6 min read
0660

Você realmente sabe como cortar cabelo? Pode parecer bem simples, mas tanto cabeleireiros iniciantes quanto cabeleireiros de carreira podem gostar muito deste post.

Normalmente imaginamos que o corte de cabelo tem início no processo de execução, certo? Quando já estamos com a mão na massa, abrindo e fechando a tesoura... Mas você sabia que cortar o cabelo agrupa vários elementos e que não começa aí? Pois é, o começo corte é bem anterior e leva em consideração diversas observações.

Mas não se desespere, para que você tenha o devido conhecimento de como cortar cabelos, vamos falar passo a passo do conjunto de processos.

Tudo começa pelo Diagnóstico

O diagnóstico permeia por assuntos que nos ajudarão a construir uma estrutura de corte de cabelo bem mais assertiva. E, se estamos falando sobre os conceitos, que tal colocarmos aqui os principais tópicos deste universo?

Imagine que, neste momento, estamos frente a frente a cliente no salão e repentinamente ela diz: Se eu fosse mudar meu corte de cabelo, o que você me indicaria?

É nesse momento que você tem indícios do início do corte, onde a técnica e experiência do cabeleireiro são levadas em conta e analisadas mais ferreamente pelas clientes.

Perceba que esta pergunta já nos força a uma análise mais criteriosa, não apenas ao que diz respeito sobre tendências ou moda, mas sobre assuntos que nos ajudarão a identificar e tomar a melhor decisão.

As tendências e a moda são itens de alta importância, e precisam ser dominados por nós profissionais cabeleireiros, entretanto, falaremos sobre eles em outra oportunidade já que o principal foco aqui é o corte de cabelo. 

Vamos tentar nos concentrar no tema então, por onde começar o corte de cabelo? - Lembre que a pergunta ainda circunda a mudança e as opções que melhor se encaixam ao perfil da cliente.

Podemos seguir dois caminhos:

PRIMEIRO

- Fornecemos à cliente somente opções dos 3 ou 4 cortes que sabemos fazer com confiança;

ou

SEGUNDO

- Iniciar um DIAGNÓSTICO, afim de encontrarmos as respostas mais certas ao caso específico que trabalharemos.

Posso dar uma dica? Não escolhe a primeira opção não, pois vou contigo, lhe guiando, para a segunda e mais adequada escolha!

Uma vez que a cliente já está acomodada, confortável e devidamente preparada para esta análise iniciaremos com a identificação de alguns quesitos:

ESPESSURA DOS FIOS

Precisamos perceber se o cabelo da cliente possui estrutura capilar fina, média ou grossa.

Só esta informação já é de extrema importância, pois se o desejo da cliente for criar volume e os fios forem finos acertaremos em criar forma e efeito, já se o cabelo for grosso e o desejo for tirar volume já escolheremos outra técnica e assim sucessivamente...

Olha que interessante como uma pequena percepção já nos abre um leque de oportunidades! 

POROSIDADE” 

Verificar esse aspecto significa observar se as cutículas do cabelo estão eriçadas, dilatadas ou "abertas".

Assim, se o cabelo estiver muito poroso, teremos que avaliar com muito mais cuidado a utilização de ferramentas e efeitos, pois os fios, nessas condições, podem perder massa e peso, influenciando no caimento final do corte. 

O mais interessante deste processo de “DIAGNÓSTICO” é que ele é rápido e fará muita diferença no resultado final!

“DENSIDADE DE FIOS” 

Quem de nós nunca ouviu da cliente “nossa como eu tenho muito cabelo!”? Devemos sempre identificar se a quantidade de cabelo é pouca, média ou muita...Querendo ou não, isso irá determinar a técnica utilizada e o formato do corte.

Por exemplo se o mais indicado são fios inteiros(sólidos) ou em degradê (camadas aumentadas) Em uma escolha de um corte especifico podemos não obter o resultado desejado se não levarmos em conta a densidade dos fios.

 Devemos ficar atentos a todas as informações possíveis, nada é por acaso.

 

FORMATO DOS FIOS” se é liso, ondulado ou crespo.

Vamos imaginar a seguinte situação, a cliente chega para no salão co o cabelo já escovado e escolhemos um corte com detalhes para cabelos lisos  (essa cliente não tem o costume de fazer escova e nem muito menos sabe fazer e o pior o desejo dela é usar natural) e não observamos este ponto como um item sério, eu afirmo ao fazer o corte pensando no cabelo liso acabamos de criar um enorme problema.

 

PROCESSOS QUÍMICOS” cabelo descolorido, colorido, alisado ou mesmo quebrado.

Quais processos químicos existem neste fio, quais alteram a forma e ainda se a condução foi feita dentro de padrões minimamente aceitáveis sem acumulo de endurecimento ou enrijecimento nas pontas. Levar em conta o histórico químico do cabelo irá nos ajudar a nos comprometer com o resultado ou não.

 

 “COURO CABELUDO” se faz na identificação se este couro e fio é oleoso, normal ou seco.

 Esta informação pode parecer desnecessária, mas se este couro cabeludo tiver algum desequilíbrio irá afetar diretamente na acomodação do corte do cabelo escolhido.

 

 LINHA DE CONTORNO, este item pode parecer novo para muitos, mas nunca podemos deixar de levar em consideração este ponto de observação e esta é a Linha que define o interior e o exterior onde começa o nascimento dos fios na cabeça, esta observação não só se faz muito importante quanto ela está ligada diretamente com o DIRECIONAMENTO DO CRESCIMENTO DO FIO DA RAIZ, este item tem como a observação o nascimento dos fios no couro cabeludo. Vejamos quantos resultados entregamos com limitações quando não observamos este item de extrema importância, imagine se decidirmos acomodar uma franja e executamos o corte e criamos leveza nesta franja e aí aprece o problema e os fios não acomodam.

 

Nessa aula falo sobre mais detalhes sobre a importância do diagnóstico. Será um grande prazer se você se inscrever no meu canal

Existem muitos detalhes sobre cada um dos termos de diagnósticos. (falaremos mais na próxima matéria)

Nesse momento vamos falar dos conceitos de:

 

“Personalidade”

Imagem relacionada

 

“Estilos de vida”

Resultado de imagem para VARIADAS FORMAS DE ESTILO DE ROUPA

 

“Proporcionalidade"

http://norsk-2st2-gr3.wikispaces.com/file/view/davinci.jpg/301541772/382x382/davinci.jpg


"Proporção áurea”  

http://croove.com.br/crie/wp-content/uploads/2016/04/xProporcao-Aurea5-.jpg.pagespeed.ic.zAQYBzpslj.jpg

 

“Formato do rosto”

 

E o mais interessante é que cada variável de informações compõem um estilo e muitos detalhes a serem trabalhados em cada individuo.

 

Meus amigos, ainda não finalizamos este assunto. Retornarei em cada um desse pontos explicando de forma mais detalhada. 

sobre:

- Estilos de cortes

- Ferramentas

- Ângulos

- Divisões

- Métodos, formas e junções.

Quero também abordar o que mais te interessa, por isso comente aqui que vou te ajudar.

 


Report publication
    0660

    Recomended for you