Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como acontece a nutrição capilar?

Como acontece a nutrição capilar?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Nov. 9 - 4 min read
0310

 Nutrição 

Todo o nosso corpo tem sua nutrição natural para manter o corpo lubrificado   e a pele hidratada, protegido de aquecimento e ressecamento. Essa nutrição é mantida pelos lipídeos, que são o colesterol ,triglicerídeos, óleo graxo, ceramidas.  

O cabelo também tem sua nutrição natural mantido pelos lipídios, produzido pela glândula sebácea que forma um filme na superfície do fio, preservando a manutenção das funções do fio de cabelo a maleabilidade, flexibilidade e proteção contra os agentes externos como poluição, sol e excesso de água.

No cabelo temos lipídios livres e lipídios estruturais.

O manto hidrolipídico é formado pela glândula sebácea e sudorípara.

A glândula sebácea produz o sebo, o óleo e a glândula sudorípara produz o suor a água.

Sabe-se que a superfície externa das células cuticulares tem ácidos graxos ligados ao ácido esteárico, o ácido palmítico, o ácido oleico e o ácido 18-metil-eicosanoico (18-MEA), ceramidas e essa composição faz o cabelo ser hidrofóbico e isolante elétrico.

Para o cabelo, o que significa ser hidrofóbico?

Hidrofóbico é algo que tem medo ou aversão a água, mas isso não quer dizer que uma pessoa hidrofóbica não tem nenhum contato com a água, ter o cabelo hidrofóbico quer dizer que a queratina repele a água, não deixa entrar, não encharca de água. Imagina uma mulher de cabelo longo, se o cabelo encharcasse de água como seria ter que suportar o peso de 3 vezes a mais o peso do cabelo quando molhado? Mas ser a queratina hidrofóbica, algo que não se mistura em água e nem derrete quando molhado, torna o cabelo isolado para adentrar só a quantidade de água necessária.

Lipídeos livres é a oleosidade que junta no suor sai do couro cabeludo e vai pro cabelo, através do próprio suor.

Lipídeos estruturais são os lipídeos que estão no córtex e no CMC (complexo de membrana celular) entre as camadas de cutículas. CMC contém proteína rica em aminoácidos polares e lisina. A lisina é de carga positiva, o fato de ser polar quer dizer que aceita a água, porque polar é algo que se mistura em água. 

Os lipídios tem um papel muito importante em algumas propriedades do cabelo. Estudos mostram que a remoção de ácidos graxos ligados à superfície cuticular causam mudanças na molhabilidade do cabelo, principalmente na cutícula, a queratina que tiver lipídios internos extraídos tornam-se mais hidrofílicas e absorveram maior quantidade de água do que precisa.

Hidrofilico é algo que absolve muito água, imagina um cabelo extremamente poroso e seco quando molha, ele começa a derreter, isso acontece porque esse tipo de cabelo perdeu sua estrutura hidrolipídica que o protegia e o tornava hidrofóbico.

Até aqui já entendemos a necessidade dos lipídeos como nutrição e como eles se apresentam no cabelo.

E nas fórmulas cosméticas capilares, como se apresentam? E como agem no fio do cabelo?

Para entender a resposta dessas perguntas é preciso entender o que é nutrição.

Nutrição é algo que tem nutrientes. Nutrientes são todas as substâncias encontradas nas formulações cosméticas capilares, que são úteis para manutenção das funções do fio de cabelo, maleabilidade, flexibilidade e proteção.

Nutrientes

  • Extraído de semente é denominado óleo;
  • Extraído da polpa é denominado azeite.

Ácido oleico, também conhecido como ômega-9.

Quais os alimentos ricos em ácido oleico?

  • Azeite de oliva;
  • Abacate;
  • Nozes.

Os mais puros que tem maior preservação de suas propriedades na extração são: Óleos vegetais prensados a frio.

Podem ser extraídos a frio, a quente ou em éter álcool.

Ácido oleico é um ácido graxo de cadeia longa possuindo 18 carbonos na sua estrutura. Por possuir uma dupla ligação entre os carbonos ele é chamado de ácido graxo insaturado.

Também tem como produto de nutrição as manteigas:

  • Manteigas Vegetais;
  • Manteiga de Babaçu;
  • Manteiga de Bacuri;
  • Manteiga de Cacau;
  • Manteiga de Cupuaçu;
  • Manteiga de Karité;
  • Manteiga de Murumuru; Esta manteiga amazônica é rica em vitamina A, e possui propriedades anti-inflamatória, bactericida.
  • Manteiga de Tucumã;
  • Manteiga de Ucuuba;
  • Manteiga de cacau.

Essa substância natural tem em sua composição ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico, ácidos graxos.

É IMPORTANTE que nos cosméticos esses óleos sejam em hidrólise, em moléculas pequenas para nutrir mais a fundo no fio, se for de molécula grande ficara sobre a superfície do fio.

Com essas informações você vai buscar em seus produtos os nutrientes mais adequados para nutrir o cabelo de sua cliente.

Até nosso próximo encontro aqui no Educadores da Beleza!

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=1fzzkvc8dz765&utm_content=2kg6an8


Report publication
    0310

    Recomended for you