Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como acabar de uma vez por todas com as manchas na raiz, as famosas"patinhas de onça"?

Como acabar de uma vez por todas com as manchas na raiz, as famosas"patinhas de onça"?
Josy de Sá
Jun. 19 - 3 min read
01660

Hoje venho falar sobre um assunto muito polêmico na nossa área, um assunto que muitos profissionais ainda tem dúvidas, e que por diversas vezes me tirou o sono, pois já perdi horas de trabalho e no final tive que corrigi-lo por conta desse problema que assombra muitos cabeleireiros... Estou falando das terríveis manchinhas que ocorrem na raiz, durante o processo de descoloração, as famosas "patinhas de onça"

Tenho certeza que muitos profissionais aqui já passaram por esse problema que atrapalha muito nosso trabalho e por vezes, até temos que esfumar a raiz contra a vontade da cliente, pois o esfumado tem que ser algo desejado pela cliente, não usado para corrigir um erro do profissional. 

Muitas clientes gostam das mechas clássicas, aquelas bem próximo a raiz, que por sinal, se forem bem feitas, ficam lindas! Devemos saber como fazê-las, pois o esfumado, nesse caso não é bem vindo.

Durante anos como cabeleireira fiz diversas pesquisas com outros profissionais e busquei entender o porque isso acontecia em alguns cabelos, consegui então amenizar, seguindo algumas dicas simples, porém valiosas. Vou citar alguns cuidados que devem ser levados em conta:

  • O cabelo  precisa estar limpo antes da descoloração, pois o fio oleoso impede que o descolorante faça a limpeza uniforme do dos pigmentos, causando manchas.
  • A preparação do pó descolorante deve ser seguida sempre a do fabricante, porém a consistência tem que ser cremosa, não pode ser mole, pois essas fazem o produto escorrer, causando um grande problema.
  • A aplicabilidade do produto: Nunca comece a aplicar da raiz, e sim do meio para as pontas e por último, somente com a sobra no pincel. Faça próximo à raiz, não deposite produto nessa região, esse fator é um dos mais importantes.
  • A qualidade do pó descolorante tem que ser levada em conta, devemos trabalhar com um pó que não expande na cumbuca, pois o mesmo acontecerá no cabelo.

Vocês já devem ter escutado muito sobre isso não é mesmo? Eu seguia tudo isso e ainda assim, ocorriam essas manchas, então foi aí que descobri, que o maior problema está na dobra do papel, vou explicar:

Quando preparamos a mistura do pó descolorante (persulfato de amônio) com o peróxido de hidrogênio (OX) essa mistura libera um gás (Nh3) amônia, esse gás precisa de espaço para ir para atmosfera, portando se não houver o fechamento correto do papel alumínio, na hora da montagem das mechas, esse gás fica preso e expande para a raiz, que é a única abertura que existe para ele sair, é nesse momento que ocorrem as manchas.

Para que isso não aconteça, você deverá fechar somente com uma dobrinha pequena as laterais, somente na parte de cima, deixando espaço nas laterais de baixo para que o gás circule e não fique preso dentro do papel, pois além de ocorrer as manchas, isso também danifica a fibra capilar. 

Deixei essa foto acima para que vocês vejam a maneira mais correta de fechar o papel.

Peço que coloquem em prática e deixem aqui nos comentários se gostaram das minhas dicas💪😉


Report publication
    01660

    Recomended for you