Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como a saúde interfere na aparência do fio de cabelo?

Como a saúde interfere na aparência do fio de cabelo?
Tia Nell
Mar. 11 - 2 min read
010

*Dia da Mulher: como a saúde interfere na aparência dos fios de cabelo*

Vamos entender melhor sobre a relação entre os hormônios femininos, as fases da vida e os cabelos. O corpo da mulher precisa estar em total equilíbrio, assim como a parte hormonal funcionando perfeitamente para que os fios reflitam toda essa saúde também. 

Quando isso não acontece, percebemos alterações no fio de cabelo, como no caso de um desequilíbrio do hormônio cortisol, que é estimulado pelo estresse e deixa o couro cabeludo mais oleoso e com dermatite seborreica, que pode ocasionar queda do cabelo e até calvície. 

Durante a gravidez é o período em que o cabelo fica mais saudável e cresce mais, devido ao aumento dos hormônios estrógeno e progesterona. A gestante sente essa diferença e os cabelos refletem esse turbilhão hormonal. Mas, logo que o bebê nasce inicia-se um quadro do chamado eflúvio telógeno (queda de cabelo) no  pós-parto, decorrente de uma inflamação aguda dos folículos capilares, comum nesse momento da vida da mulher.

Quando chega a menopausa, entre 45 e 50 anos, é o momento em que a mulher deixa de menstruar e os ovários entram em falência, o que resulta numa queda das concentrações dos hormônios, como o estrogênio e a progesterona. Com isso, ocorre uma mudança irreversível no volume e textura dos fios de cabelo.

Outro quadro que merece atenção é o funcionamento da tireoide, glândula que regula a produção de dois tipos de hormônios. Quanto ela está funcionando de forma desregulada, tanto no hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo, surgem as disfunções hormonais, que são responsáveis pela queda de cabelo e pela porosidade dos fios.

Estudos recentes mostram que melatonina, prolactina, estrógenos e hormônios estimulantes de melanócitos (MSH) têm seu papel no ciclo folicular, ou seja, no tempo de vida dos fios. Assim como os andrógenos, que são hormônios sexuais, a testosterona, di-hidrotosterona, (DHT) e os derivados estão relacionados com a calvície.

Ficou claro que a saúde e a beleza dos cabelos está ligada a um quadro geral de saúde e equilíbrio do corpo, que manifesta externamente o que está funcionando de forma harmoniosa internamente.

 


Report publication
    010

    Recomended for you