Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Colorimetria, por que você precisa se especializar?

Colorimetria, por que você precisa se especializar?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Jun. 10 - 3 min read
0200

É claro que quando fazemos investimento em nossa profissão, nosso maior objetivo é ter retorno desse investimento. Eu e você não vamos querer fazer um curso para agradar alguém ou só por que gostamos de estudar, por que gostamos do curso. Na realidade, nosso maior interesse é buscar ajuda para resolver algum problema que temos.

Na colorimetria, o maior problema que vejo é entregar a cor da cartela que a cliente pede, muitos colegas sempre pedem ajuda em como chegar no resultado da cor desejada.

Sabe por que há grande dificuldade em saber qual é a coloração que entrega a cor desejada?

Vou revelar para você algo que só é ensinado no curso Colorimetria Avançada, tem a ver com fundo de pigmento e que a cor que está no tubo não será a cor revelada.

Quando vai ser fabricada uma coloração, o químico precisa determinar quanto de pigmentos em cor formará uma determinada cor.

O único controle que ele tem na formação da cor é que é preciso uma qualidade X de pigmentos amarelo, azul e vermelho para resultar em uma cor. Para verificar se a cor está certa com a quantidade que foi colocada dentro do tubo, é necessário testes. Você pensa que esses testes são feitos em cabelos ? Nada disso, pois a cor que tem no cabelo alteraria a quantidade de cor.

Esses testes são feitos em algo branco para revelar exatamente o que está dentro do tubo.

Então quando você vê a nomenclatura que representa a cor ou até a foto que está na embalagem, na verdade é a informação de quais e quanto de cores que estão dentro do tubo.

Quanto a que cor será revelada no cabelo é com você, baseada em conhecimento em colorimetria, pois você terá que somar todas as cores que estão dentro do tubo com a quantidade de cores que estão no cabelo, e você sabe que cada cabelo tem variáveis de cores de pessoas para pessoas, mesmo que estejam na mesma altura.

Você sabe que fundo de clareamento tem quantidade de cor variável, então tem cabelos que você consegue retirar mais cor do fundo de clareamento, outros não, pois terá o fundo de clareamento mais carregado de resíduo de cores, mais que outro, mesmo sendo no mesmo fundo de clareamento.

Você terá que saber todos esses detalhes na hora de aplicar a cor. Pode ter certeza, dominando colorimetria, você entregará a cor de desejo para sua cliente sem precisar finalizar com máscaras matizadoras.

Percebeu como é importante se especializar em Colorimetria?

 


Report publication
    0200

    Recomended for you