A cor, do latim color.
A cor depende da intensidade do fluxo luminoso.
A cor é refletida nos corpos diante dos nossos olhos. Quando não há luz não distinguimos as cores. Elas podem ser claras ou escuras, de acordo com a incidência da luz nos corpos, que é variável.
Pela cor e pela pintura expressamos nossos sentimentos. Para reproduzir as cores, usam-se pigmentos naturais ou químicos.
As primárias
São cores puras, pois não podem ser obtidas a partir de outras: vermelho, amarelo e azul.
Cores secundárias
São cores obtidas pela a mistura de duas cores primárias: vermelho +amarelo =laranja, vermelho +azul=violeta, amarelo +azul=verde.
Cores neutras
São o branco, o cinza e o preto, sendo o branco a soma de todas as cores e o preto a ausência de cor.
Cores Complementares
São a mistura obtida de uma cor primária com uma secundária. A cada cor (primária ou secundaria ) se opõe outra cor chamada complementar ou antagônica. Exemplos:
Vermelho (primária) x verde (secundária)
Amarelo (primária) x violeta (secundária)
Azul (primária) x laranja (secundária)
A cor primária é complementar de uma cor secundária, quando esta não entra na sua composição. Por exemplo: o vermelho é complementar do verde, porque não entra na sua composição (verde+amarelo =azul). Unindo duas cores complementares ou antagônicas ( como laranja e azul), obtém-se o máximo de contraste, porque os opostos se exaltam.
Círculo cromático
O círculo cromático divide-se em cores quentes e frias. As cores quentes são estimulantes, fortes. Elas são compreendidas entre o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias são suaves, calmas, como o verde, o azul e o verde-azulado.
Considerado-se que o centro do círculo é branco e o seu contorno é preto, podemos conseguir uma escala cromática combinado esses tipos de cores.
A escala cromática são graduações que vão desde a cor inicial até o tom mais claro ou escuro da cor. Para combinarmos as cores, usamos a harmonia. Veja a seguir quis são os principais modos de combinar as cores.
Monocromático
É a harmonia obtida apenas com uma cor, podendo usar diferentes tons dela (claros ou escuros). É também chamada tom sobre tom, ou seja diferentes matrizes de uma mesma cor.
Isocromia
Ocorre com a harmonia de cores vizinhas que interferem umas nas outras. Se você empregar a cor verde, deverá usar todas as suas nuanças ou matrizes; se usar o vermelho como cor predominante, deverá usar seus diferentes matrizes (laranja, amarelo).
Contraste
As cores se complementam porque são extensão uma da outra. Em cartazes e anúncios, normalmente usam cores que dão contraste, por exemplo: o vermelho e o verde, o preto e o amarelo, o branco e o vermelho.
Damos o nome de neutralização ao misturar cores que se contrastam:
Policromia
É o emprego de muitas cores num mesmo trabalho, formando um todo agradável e harmônico.
As cores na Colorimetria Capilar
A Colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação. Para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras. Quando utilizada para a aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como Colorimetria Capilar e serve de base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração adequada nas madeixas dos seus clientes.
A Colorimetria Capilar é utilizada em diversos salões para a identificar as cores naturais, para combinar adequadamente tons e contrastes e também para fazer processos de neutralização. No círculo cromático, toda cor possui outra oposta a ela, o que faz com que ambas se anulem. Essa estratégia é muito útil para os cabeleireiros, pois permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores. Essa combinação costuma ser feita com a cor já presente nos fios e um tonalizante, ou até mesmo com duas cores das tintas misturadas sobre os fios descoloridos. Com tantas possibilidades diferentes, conhecer a composição da Colorimetria pode ser determinante para profissionais que querem manter um trabalho bem feito.
Leiam esse artigo do Alejandro Valente:
Eliana Alves