Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Coloração vira Tonalizante? Nova tecnologia ou Marketing?

Coloração vira Tonalizante? Nova tecnologia ou Marketing?
Juh Rodrigues 💎
set. 19 - 4 min de leitura
0230

Com certeza você, cabeleireiro(a) já deve ter se deparado com um representante, técnico, vendedor de loja de cosméticos, que tentou te vender uma coloração permanente afirmando que ao usar a emulsão da mesma marca ela se torna um Tonalizante. Eu já acreditei nisso também, porque para sabermos o que é verdade e o que é marketing, precisamos ter conhecimento da composição e de como cada produto age no cabelo. Esse conhecimento me libertou de diversas coisas, e agora quero compartilhar com você, para que você também se sinta seguro(a), para que você trabalhe conciente do que está fazendo e de como aquele produto poderá agir.

Bom, primeiro quero te explicar a diferença entre coloração e Tonalizante. A coloração possui um agente alcalino chamado " Hidróxido de amônio", esse agente é responsável pela dilatação da cutícula e pela explosão de oxigênio que revela o pigmento. 

Já o Tonalizante tem outro agente alcalino, que pode ser etanolamina, dietanolamina ou trietanolamina. Mas o que são esses agentes? São o próprio Hidróxido de amônio, porém, diluído no óxido de ethano, uma, duas ou três vezes, perdendo assim a força para abrir a cutícula do cabelo e depositar pigmento. Mas como ele deposita pigmento sem fazer a abertura da cutícula? O Tonalizante serve para depositarmos pigmentos em cabelos já descoloridos, e se estão descoloridos automaticamente estão com as cutículas eriçadas ou dilatadas, precisando assim apenas que você entre com o pigmento.

Mas se as cutículas já estão dilatadas por que é necessário que haja um agente alcalino no Tonalizante também? Porque os tonalizantes são corantes oxidativos assim como as colorações e para que se revele esses pigmentos é necessário que haja uma pequena explosão de oxigênio, que se dá no encontro do agente alcalino com o peróxido de hidrogênio (OX).

O intuito do Tonalizante é apenas depositar pigmentos, ele não tem poder para clarear, como a coloração. E quais as vantagens de se usar Tonalizante? 

Quando você faz mechas por exemplo você não corre o risco de abrir tom do cabelo natural da cliente ao lado das mechas, o que já acontece frequentemente quando você utiliza coloração. Você também não agride o cabelo desnecessariamente utilizando maior força do que o necessário.

Quando você utiliza coloração você precisa: dilatar as cutículas, depositar pigmentos, revelar esses pigmentos e ainda limpar a melanina natural existente no cabelo. Por isso é necessário uma agressão maior. Mas se você está com um cabelo descolorido ou desbotado não existe essa necessidade, você apenas precisa do depósito e revelação dos pigmentos.

Mesmo que você use a coloração com uma emulsão, não, ela não vai virar um Tonalizante. Até porque emulsão, OX, peróxido de hidrogênio, água oxigenada, são tudo a mesma coisa, H2O2, água com uma molécula a mais de oxigênio, não muda em nada o hidróxido de amônio contido na coloração. A volumagem do OX vai determinar o grau de clareamento, pois quanto maior a volumagem maior será a explosão de oxigênio que limpará mais ou menos a melanina natural do cabelo. 

Mas quando a ideia não é clarear e sim, tonalizar, escurecer (cabelos cosméticos) ou reavivar uma cor desbotada você não precisa da coloração e sim do Tonalizante.

E o Tonalizante tem fixação? Se usar da maneira correta, sim, com certeza terá até mais fixação do que a coloração. Deixando o cabelo mais saudável e com mais brilho.

Se você utilizar cada produto para sua função adequada, terá resultados incríveis. Lembrando que: Tonalizante não clareia e não cobre brancos e que coloração não serve para tonalizar mechas e nem para escurecer cabelo descolorido.

Resumindo: Coloração de duplo sentido não existe! Cuidado!

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários ou clique no link a baixo e já me siga no Instagram, lá encontrará conteúdos ricos e gratuitos!


https://www.instagram.com/p/CgaF8GgvG0C/?igshid=YmMyMTA2M2Y=


Denunciar publicação
    0230

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.