[ editar artigo]

Cobrir cabelos brancos, qual a melhor técnica?

Cobrir cabelos brancos, qual a melhor técnica?

Falando em cobrir cabelos brancos, muitas vezes as clientes usam essa fase dos cabelos para ficarem loiras, por acreditarem que descolorir agride muito o cabelo.

Mas já que o cabelo está ficando branco, aproveitam o momento para ter cabelos mais claro e quase sempre o desejo é em altura de 8. Mas nós estamos em um país em que a cor natural dos cabelos em sua maioria está em base escura 3, 4, 5.

Eu por muito tempo fiz o que me foi ensinado em curso, que até altura 8 a base cobre brancos, então eu poderia aplicar direto no cabelo com Ox de 20 volumes. 

Quando a cliente queria cores nuances, tinha umas regras a seguir para dar certo o resultado, de acordo com a porcentagem de brancos.

• Se o cabelos brancos estivessem em 20% (20% de cor base e 80 % de cor nuance com Ox 20 vl).

• Se o cabelos brancos estivessem em 50% de brancos (50% de cor base e 50% de nuances Ox 20 vl).

• Se o cabelo estivesse 70% de brancos (70% de base 30 % nuance Ox de 20 vl).

Mas não demorou muito, vi um grande problema, o cabelo não ficava com a cor uniforme. Os brancos ficavam em transferência e o natural com reflexo quente.

Então começou minha peregrinação em criar receita para encontrar a solução, comecei a aplicar uma base mais escura para ter uma cor mais clara, exemplo: 6.0, 7.0 + 1/4 de 5.0 para resultar em 8.0, os brancos até ficavam aceitáveis, mas continuava o problema com a porcentagem de cabelos naturais ao lado dos bancos.

Até que finalmente encontrei a solução definitiva por me especializar em colorimetria capilar.

Agora entendi o porquê os brancos tem maior dificuldade na cobertura, qual a técnica certa pra uniformizar a cor, por clarear o natural e cobrir os brancos.

Que triste saber que em muitos cursos ainda é ensinado para cobertura de brancos, técnica que aprendi há anos atrás e tecnicamente nem faz sentido, vou explicar o porquê.

Cabelo branco é sempre branco independente se é 30%, 50%, 70%... então ele sempre vai precisar de maior quantidade de base para fazer a cobertura.

Se tem cabelo natural ao lado dos brancos, esse cabelo tem fundo de clareamento a mais, como clarear um cabelo em base tão escura como 3, 4, 5 até 8 com Ox 20 vl, se essa força abre só 2 tons ? Para piorar em base escura se perde um tom.

Então é bem evidente que temos que fazer a técnica certa pra cobertura de brancos.

Cabelos brancos não tem fundo de clareamento, por isso é necessário colocar pigmentos para melhorar a cobertura, a cor que podemos repor sem que fique tão quente é o dourado.

Como o cabelo natural precisa ser clareado para a cor escolhida, que em altura de 8 temos que usar força de oxidante suficiente para o clareamento. Mas se o natural for 3 ou 4 tem que ser em processo de mechas ou descoloração global.

Se o natural for 5, pode ser com oxidante de 30 ou 40 vl dependendo da espessura do fio.

Aplicando a técnica de reposição de pigmentos (8.0+ 8.1+8.3 ) em partes iguais:

• 8.0 cobertura 8.3 reposição de dourado, 8.1 pra esfriar um pouco a cor.

Então é isso, foi um prazer dividir minha experiência com você e dividir o conhecimento adquirido.

Até breve!!

Comente como você faz para cobrir os brancos.

Nos vemos por aqui no Educadores da Beleza.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetrista
Elizete Jardim. Colorimetrista Seguir

Elizete jardim ,especializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você