[ editar artigo]

Cobertura de cabelos brancos

Cobertura de cabelos brancos

Porque é tão difícil se cobrir cabelos brancos?

Vejo muitos profissionais comentarem ter dificuldades em cobrir brancos! E uma das maiores dificuldades é conseguir escurecer os fios brancos e clarear o cabelo natural ao lado dos brancos e ambos ficarem com o mesmo brilho, no tom uniforme!

Sabe por que?

Porque o cabelo natural possui fundo de clareamento e este será clareado neste processo embora não vemos, e a cor do fundo se revelará como reflexo se não for neutralizada.

Já o cabelo branco não possui cor, então não tem fundo clareamento, tudo que se aplica nele irá se revelar. Por isso que ouvimos muitos profissionais falarem que fazem o retoque de raiz e os brancos ficara em transparência. Ou seja ficou com o brilho nos fios brancos e outro brilho no cabelo natural, dando a impressão que os brancos não cobriram.

Outro fator é que os fios brancos possuem mais camadas de cutículas, pois não produz mais a melanina (os melanócitos morrem, eles são responsáveis pela produção da cor) ficam só os queratinócitos (responsável pela produção da queratina) tornando esses fios mais resistentes e impermeáveis.

Você deve está se perguntando:  mas o que eu preciso fazer para conseguir uma cor uniforme e uma perfeita cobertura dos brancos?

O primeiro passo é entender de colorimetria, pois envolve toda uma matemática, desde saber calcular a volumagem do oxidante que irá precisar para alcançar o clareamento desejado até calcular a cor aplicada para revelar a cor desejada pela cliente.  Cor sem reflexos indesejados, no tom uniforme e com perfeita cobertura! Parece confuso não é mesmo? Mas tudo isso fica muito fácil de se entender quando nos especializamos nessa área de colorimetria e nos tornamos Colorimetristas!!
Acesse este link e veja esse vídeo, tenho certeza que irá lhe ajudar a entender melhor

Existem várias técnicas para conseguir uma perfeita cobertura de cabelos brancos. Vou passar algumas dessas técnicas que irá lhes ajudar a conseguir ótimos resultados.

Quando vai aplicar uma coloração na cliente, você a orienta vir com o cabelo sujo ou com o cabelo limpo?

Se antes fazia com o cabelo sujo, está na hora de mudar esse conceito.

 Sabe porque?

Porque os resíduos de finalizadores, cremes, oleosidade e poluição formam uma camada nos fios que dificultam ainda mais o eriçamento dessas cutículas para que o pigmento artificial entre no córtex, anabolize, fixe e revele a nova cor.

Portanto não tenha dúvidas! Se a cliente chegar no seu salão com o cabelo sujo, leve-a  para o lavatório e proceda com uma suave limpeza, não precisa esfregar o couro cabeludo, com shampoo e não precisa aplicar condicionador, irá enxaguar e secar a raiz e proceder com a aplicação da coloração. Ao passar o tempo de pausa determinado pelo fabricante, irá enxaguar e não deverá aplicar shampoo. Atenção que essa é uma outra dica muito importante, se lavar com shampoo irá tirar parte do brilho da cor, pois pigmento artificial nesse processo leva em torno de 48 horas para a cor fixar!

Como fazer?

Somente enxágüe e finalize com tratamento de reconstrução e condicionador para estabilizar o PH do cabelo e selar as cutículas.


Qual volumagem do OX que é mais indicada ultilizarmos para cobrir brancos? Tenho certeza que já ouviu falar que é de 20vl, não é mesmo? Mas isso é uma grande mentira!

Veja esse exemplo:
- cor natural: 4.0 castanho médio
- cor desejada: 7.3 loiro médio dourado
- 50% brancos
- Volumagem do ox: ?

Vamos resolver:
Saindo de um 4.0 para clarear até um 7 com OX de 20vl irá chegar no máximo no 5 castanho claro, pois o oxidante perde uma volumagem saindo de bases escuras, conseguindo clarear apenas um tom. Sendo impossível chegar na altura de  7 com 20 volumes. Nunca esqueça disso! 
Raciocinem comigo! Saindo de um 4 natural irá precisar clarear três tons certo? Sabemos que com 30vol consegue-se clarear até três tons, mas não poderá esquecer que o oxidante perde uma volumagem saindo de uma base 4 lembra? Portanto irá chegar no 6, loiro escuro. Mas a cor desejada é um 7.3  Neste caso deverá utilizar um ox de 40 volumes para conseguir chegar no fundo de clareamento 7 laranja do cabelo natural que ainda existe ao lado dos brancos ( Ao clarear com coloração não vemos o clareamento como podemos observar na descoloração pois existe a massa da coloração, mas ele acontece).

Entendeu?


Vejam como fica muito claro que quem determina a volumagem do OX em cobertura de brancos, não sou eu e nem ninguém! É o cabelo natural que ainda existem ao lado dos brancos! É ele que vai determinar se irá usar um oxidante de 20, 30, ou 40vl.

Conseguiu abrir sua mente?

Tenho certeza que sim! Pois a matemática é exata e nos baseamos em resultados!!
Para conseguir o resultado desejado irá aplicar uma coloração permanente 7.0+7.1 em partes iguais com ox de 40vl, terá como resultado o 7.3 


Observação: a base irá dar cobertura, mas é imprescindível ter na mistura o reflexo (.1) cinza (o cinza é composto de azul+ verde) pois o azul do cinza + o azul do verde (amarelo+ azul= verde) vai neutralizar parte do laranja do fundo de clareamento 7 e terá como resultado um 7.3 no cabelo que tem fundo de clareamento e um pouco mais frio nos brancos.


Mas você deve está se perguntando: e quando o cabelo é 100% branco, qual é a volumagem do oxidante mais indicada?


Nesse caso não existe cabelo natural para nos preocuparmos, poderá utilizar um oxidante de 30vl e até 40vl se esses brancos forem de difícil cobertura. Sabe porque? Porque quanto maior a volumagem do ox, maior será a explosão de oxigênio nescessária para provocar o eriçamento dessas cutículas, pois  o cabelo branco tem mais camadas de cutículas lembra?


Gostaram dessas informações?

Se gostou, te fez refletir e abriu sua mente para algo novo por favor me siga aqui e compartilhe.

 Faça com que outros profissionais também se beneficiem dessas informações. Comente e fique à vontade para tirar suas dúvidas relacionadas a esse artigo.

Eu gosto muito de falar de cobertura de cabelos brancos.

Coloca em prática as técnicas que te ensinei e depois me fala dos resultados.


Quer saber mais?  Me pergunte!

Fique ligado na comunidade Equipe valente! Logo farei outro artigo falando de outro assunto técnico!

Até breve!
#Oconhecimentoliberta!

Autora: Daisyany Andrade Colorimetrista e Tutora do curso online de colorimetria Avançada.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você