Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

CICLO DO CABELO

CICLO DO CABELO
Maria da Silva Maçaneiro
Mar. 20 - 2 min read
0240

Nosso cabelo tem 3 ciclos de crescimento que são: Anágena, Catágena, Telógena.

Entender o ciclo do crescimento do cabelo é muito importante para quem quer entender melhor o porquê da queda dos fios.

O folículo piloso é uma estrutura onde o fio cresce, cada folículo é independente ou seja, quando um fio está em sua última fase, outro pode estar na primeira fase do ciclo de crescimento que é  chamada fase Anágena.

1) Anágena: Nesta fase o cabelo cresce de 1cm a 1,5cm por mês, dura em média de dois a seis anos, essa duração é determinada geneticamente, ou seja cada pessoa tem a sua e ninguém consegue mudar isso. Cerca de 85% a 90% dos folículos do nosso couro cabeludo estão nesta fase.

2) Catágena: É a fase da regressão do folículo na produção do fio do cabelo, vai reduzindo o seu tamanho e fica mais superficial, esta fase é bem curta, dura em média três a quatro semanas e cerca de 1% a 5% dos folículos do couro cabeludo estão nesta fase.

3) Telógena: É a fase da liberação do fio do cabelo, onde ele se desprende completamente da papila dérmica e cai, para o folículo entrar em um novo ciclo. Cerca de 10%a 15% dos folículos do nosso couro cabeludo estão nesta fase, ela tem a duração de dois a quatro meses. É quando o cabelo aparece com aquela pontinho branco tipo cotonete, ele cai e já  tem outro fio no mesmo lugar. É normal e natural que o cabelo caia cem fios por dia, já  que cerca de 10% deles estão na última fase. Quando há alteração no ciclo do crescimento do cabelo é a fase Telógena dura mais que o normal, há aumento na queda dos fios. Caso perceba uma alteração no volume de queda, procure seu médico para descobrir a real causa.


Report publication
    0240

    Recomended for you