Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Ciclo de vida do cabelo

Ciclo de vida do cabelo
Rose Rodrigues
Jun. 24 - 2 min read
060

O ciclo de crescimento  do cabelo é composto de três fases que se repetem continuamente por toda a vida. Essas três fases são chamadas de anágena, catágena e telógena.

Fase anágena 

A fase anágena é a fase de crescimento do fio, nessa fase o cabelo encontra-se em uma ativa produção de novas células no folículo piloso. Durante essa fase a produção das células capilares ocorrem em um ritmo acelerado, a ponto de ser tida como a produção celular mais rápida do corpo humano. Essa fase dura de 3 a 6 anos, assim que termina a fase anágena o cabelo inicia a próxima etapa do ciclo.

Fase catágena

A fase catágena consiste no período de transição que sinaliza o final da etapa anterior. Nela, o fio de cabelo encolhe cerca de um terço de seu comprimento, deixando a papila dérmica bem abaixo. A parte inferior do fio agora está  localizada logo abaixo da glândula sebácea. O bulbo capilar desaparece, e a terminação da raiz encolhida forma um bastão arredondado, como o de uma escova. As células também param de produzir a melanina.

Durante esse período, o folículo piloso também se prepara para um novo ciclo de crescimento, produzindo células germinativas. Essas células podem ser encaradas como sementes desse novo ciclo de crescimento, que contornam o folículo piloso e aguardam o sinal para iniciar a nova fase, a duração dessa fase é de 3 a 4 semanas. 

Fase telógena 

Na fase telógena o cabelo permanece ligado ao folículo somente por sua base queratinizada expandida. Nessa fase o cabelo cai naturalmente, essa fase dura de 3 a 4 meses, durante essa fase, a papila dérmica (raiz do cabelo) começa  a produção de um novo fio iniciando o ciclo novamente. 

É muito importante entender  o ciclo de vida do cabelo, desta forma entenderá  em que fase o cabelo está. 

Até breve. 

Rose Rodrigues. 


Report publication
    060

    Recomended for you